A Redação
Goiânia - A disputa pela escolha da melhor merendeira ou merendeiro do Estado entrou na segunda fase do Concurso Sabores da Escola, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Iniciada nesta quarta-feira (10/9), em Caldas Novas, a etapa reúne 40 duplas de profissionais distribuídas em cinco polos regionais. Cada polo classificará apenas uma receita para a grande final, marcada para outubro. Ao todo, 381 pratos servidos nas escolas públicas estaduais foram inscritos na edição 2025.
A primeira disputa, em Caldas Novas, no Polo 4, reúne as regionais de Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiânia, Goiatuba, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba e Pires do Rio. No dia 18 de setembro (quinta-feira) será a vez de definir o representante na final do Polo 2, com receitas das regionais de Águas Lindas, Campos Belos, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Posse e Silvânia.
O Polo 1 disputa no dia 23 de setembro (terça-feira), com Goiás, Itapaci, Jussara, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu. No dia seguinte, 24 de setembro (quarta-feira), será a vez do Polo 5 e vai reunir Iporá, Itumbiara, Jataí, Mineiros, Piranhas, Quirinópolis, Rio Verde e Santa Helena de Goiás. Já o último classificado será conhecido no dia 25 de setembro, no Polo 3, com representantes de Anápolis, Ceres, Goianésia, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, São Luís de Montes Belos e Trindade.
A final será em 30 de outubro, no Centro de Eventos Ipê da Secretaria de Estado da Educação, em comemoração ao Dia da Merendeira. O júri será formado por estudantes, representantes da administração pública e dois chefs de cozinha. As receitas serão avaliadas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizando o uso de alimentos in natura ou minimamente processados.
Iniciativa
O concurso Sabores da Escola é uma ação do Governo de Goiás que valoriza o trabalho das merendeiras da rede pública, estimula hábitos alimentares saudáveis entre estudantes e reforça as diretrizes do PNAE. A alimentação escolar é tratada como prioridade na atual gestão.
Em junho de 2025, o Governo de Goiás fez o segundo reajuste nos repasses, elevando o valor destinado à merenda para mais de R$ 235,7 milhões. O aumento garante nutrição mais completa aos estudantes e complementa os repasses do governo federal, considerados insuficientes. A medida busca assegurar alimentação rica em proteínas, vitaminas e cálcio, essenciais para a saúde e o desenvolvimento dos alunos.