A Redação
Goiânia - A 3ª Semana Cultural da Italianidade de Nova Veneza recebe o embaixador italiano Alessandro Cortese. O evento ocorre entre os dias 12 a 15 de agosto. A ação conta com apresentações musicais e fantasias típicas italianas, além de concursos literário e de desenhos. Haverá, ainda, a apresentação do tradicional Baile de Máscaras. 
	 
	A Semana Cultural da Italianidade também promove a arte e a cultura ítalo-brasileira, implementando programas que visem ao pleno exercício da cidadania cultural, para o desenvolvimento da qualidade de vida, na comunidade. “O objetivo é montar, apoiar e realizar ações nas diversas áreas artísticas, como música, dança, oficinas, teatro, literatura, turismo, gastronomia e ensino da língua italiana”, informa Mercedes Sátiro, presidente da Acinove. 
	 
	Além de participar da abertura da semana cultural, Alessandro Cortese provará da gastronomia local e estará presente durante mais um Tombo da Polenta, durante almoço do dia 12 de agosto. No cardápio haverá dois tipos de massa, quatro molhos diferentes (ao sugo, bolonhesa, quatro queijos e frango com pequi), além, é claro, da polenta.
	 
	Gastronomia 
	As oficinas gastronômicas foram ministradas antes da semana cultural, nos dias 25 e 26 de julho, com a presença do Chef de Cozinha Robson Roberto da Silva e a participação de 40 pessoas. Elas aprenderam a fazer massas e molhos e desenvolveram dez tipos de receitas e de pratos diferentes.
	 
	“Ainda temos muito a desenvolver pela cultura italiana na nossa cidade”, diz Mercedes. “Vamos começar a captar fundos e recursos para pesquisas e projetos relativos à arte e cultura ítalo-brasileira, com participação e apoio ao intercâmbio e à capacitação, dentro e fora do território nacional”, informa.
	
	Com isso, a Acinove também quer promover, apoiar e incentivar o turismo, implementando programas e ações que visem à valorização da história, da cultura, das artes, da gastronomia e das pessoas do município, como uma forma diferente de ver o mundo, estimulando a parceria e o diálogo local e a solidariedade entre os diversos segmentos sociais. “Promover, manter e incentivar, por todos os meios, o resgate e a preservação das tradições, costumes, gastronomia, usos, festas dos antepassados, assim como o ensino e cultivo da língua italiana, são os grandes objetivos da nossa associação”, arremata Mercedes.
	 
	Programação
	12 de agosto, terça-feira  
	11h30 – Recepção ao Embaixador da Itália no Portal da Cidade, com corte de fita
	 
	12h – Caminhada até o Coreto da Praça Américo Rosa com descerramento da placa em homenagem à visita do Embaixador – nova sede da Acinove
	 
	12h30 – Almoço oficial de abertura da Terceira Semana Cultural da Italianidade, com autoridades e representantes das famílias de italianos.
	Local: Chácara Pedro Stival
	 
	14h30 – Apresentação Musical, com entrega das premiações dos concursos literários e desenhos e discurso do Embaixador
	Local: Pátio da Escola Municipal Militarizada Frain Faquim
	 
	13 de agosto, quarta-feira
	Programação interna da Acinove
	 
	14 de agosto, quinta-feira 
	9h – Apresentação de musical lúdico, com músicas e fantasias típicas italianas, além de entrega das premiações do concurso de desenho
	Local: Pátio do CMEI Tereza Zanini
	 
	19h – Entrega das premiações dos concursos literários e desenho, com apresentação de Baile de Máscaras
	Local: Pátio do Colégio Estadual Francisco Alves
	 
	15 de agosto, sexta-feira 
	19h – Apresentações musicais e entrega das premiações dos concursos literários e desenhos
	20h – Jantar com a comunidade escolar e convidados
	Local: Pátio do Colégio Razão