Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

BEBIDA

6 fatos interessantes sobre os vinhos que valem a pena conhecer

Confira | 17.01.24 - 18:34
 


Imagem de Kesley Knight no Unsplash
 
Quando começamos a pensar no mundo do vinho, podemos dizer que existem algumas complexidades. Porém, quanto mais você se aprofundar neste assunto, mais experiência ganhará sobre a bebida. Então, fique de olho nos fatos interessantes sobre os vinhos que vale a pena conhecer.
 
Uma das bebidas mais conhecidas no mundo, o vinho pode ser uma boa pedida em diversas ocasiões. Por esta razão, no Brasil, tem se tornado uma das preferidas entre os adeptos de algo alcoólico, inclusive, tendo a chance de comprar o item através de assinaturas mensais.

Aliás, estes clubes de assinatura estão em ascensão, trazendo ainda mais facilidade para as pessoas que querem consumir vinhos de todos os tipos.
 
Mas porque as pessoas cheiram o copo antes de degustar o vinho? Você sabe a diferença entre vinho tinto e branco? Qual é o vinho que combina com carne vermelha? São tantos detalhes que podemos não dar conta de entender todos, não é mesmo? Porém, se você quer saber alguns fatos sobre o vinho, não deixe de ver a nossa lista.
 
Conheça a lista com os fatos interessantes sobre os vinhos que vale a pena conhecer
Para termos uma ideia, quando olhamos para o consumo de vinho, vimos um crescimento significativo em diversas pesquisas. Por isso, é importante entender alguns fatos interessantes sobre os vinhos. Fique ligado nesta lista.
 
1 – Sabia que o vinho branco também pode ser fabricado de uva tinta?
É isso mesmo que você leu! A primeira coisa que vem à nossa cabeça quando pensamos na fabricação de vinho branco é que a uva utilizada é a mais clara, não é mesmo? Portanto, esta não é uma regra. O que dá a coloração para a bebida é a casca da fruta, que na fabricação do vinho branco, não é utilizada.
 
2 – A titulação pode ser usada para medir a acidez
Muito conhecida na química, a titulação pode ter uma grande função entre os produtos de vinho. Afinal de contas, ela ajudará a saber se o vinho está muito ácido ou não, que é uma característica essencial para definir a qualidade do vinho. A acidez total da bebida é composta principalmente pela acidez cítrica, tartárica e málica.
 
Se você não conhece, a titulação é, basicamente, um método em que uma solução padrão chamada de titulante é adicionada à amostra de vinho, neste caso, até que a reação química atinja um ponto de equivalência, indicando que a quantidade de titulante é suficiente para neutralizar a acidez presente.
 
3 – A bebida tem ação antioxidante
Diversos especialistas garantem que tomar, no mínimo, uma taça de vinho todos os dias faz bem à saúde. Quem nunca escutou este resultado de pesquisa, não é mesmo?
 
Porém, podemos dizer que o vinho tinto, por exemplo, é uma grande fonte de antioxidantes, que são as substâncias que farão a proteção das células e do material genético, prevenindo o aparecimento de diversas doenças, entre elas, derrame, Alzheimer e até mesmo câncer.
 
Além disso, pode ser um ótimo aliado contra doenças cardíacas e prevenção de diabetes.
 
4 – A maior produção de vinhos do Brasil está na Serra Gaúcha
A região da Serra Gaúcha, que está localizada no estado do Rio Grande do Sul, é muito conhecida como uma das principais regiões que produzem vinhos no Brasil. Um dos principais motivos é que essa região tem um clima propício para o cultivo de uvas e, por esta razão, podemos encontrar muitas vinícolas concentradas no local.
 
E por falar em Rio Grande do Sul, a cidade de Bento Gonçalves é chamada de capital brasileira do vinho. Mas existem outras regiões onde também podemos encontrar bebidas de qualidade como, por exemplo, Caxias do Sul e Garibaldi.
 
Se olharmos para o mundo, temos a França como maior produtora de vinho. Depois vem Itália, Espanha e Califórnia (Estados Unidos).
 
5 – Por que temos que girar a taça?
Mais uma dúvida que pode ser esclarecida está relacionada ao ato de girar a taça antes de consumir um vinho. Você já viu as pessoas fazerem isso? Pois bem! Isso acontece para ressaltar o sabor e o aroma da bebida.
 
Especialistas dizem que girar por três segundos já é o suficiente para obter o resultado esperado.
 
6 – Portugueses são os que mais consomem vinho
Em um ranking, divulgado em 2022, temos Portugal no topo como o país que mais consome vinho no mundo, segundo dados da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho). Só, em 2022, o consumo no país foi, em média, 67,5 litros por pessoa.

Já na França, que ficou em segunda posição, o consumo foi de 47,4 litros por pessoa. Os italianos, que ocuparam o terceiro lugar no pódio, beberam 44,4 litros cada um.  
 
Como é o seu consumo de vinho? Compartilhe com a gente algumas informações nos comentários.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351