Jales Naves
Especial para A Redação
Goiânia – Prefeito de Goiânia em três momentos e goianiense desde jovem, quando se mudou de Arapuã, MG, onde nasceu em maio de 1941, para o bairro de Campinas, quando começou seu trabalho político e conquistou projeção, Daniel Antônio de Oliveira, 84 anos, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 14, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e ficou encantado com tudo que viu e conheceu. “Foi uma aula maravilhosa sobre a história de Goiás, com detalhes interessantes que ajudam a conhecer a nossa trajetória e dos principais personagens do período”, afirmou, ao concluir um rápido passeio por todos os espaços do IHGG, dialogar com o presidente Jales Guedes Coelho Mendonça e se entusiasmar com as mudanças ocorridas recentemente.
“É um espaço privilegiado, que precisa ser visitado por todos os goianos”, disse, explicando que gosta de ler, conhece muito sobre Goiás e que acrescentou muito com a visita ao Instituto. “São informações demais, preciosas, que deixam a todos agradecidos por essa visitação histórica, esse conhecimento que poucos tem e que muito nos engrandece”, afirmou. “Parabéns, Presidente. O IHGG nos representa e muito bem”.
Na visita, estava acompanhado do seu sobrinho, médico Antônio Carlos de Oliveira e Ribeiro, formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, RJ, e diretor do Conselho Regional de Medicina e da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás; e do economista e sociólogo pela Universidade de Brasília, Itabyra do Carmo Cunha, filho do primeiro político cassado em Goiás, Walteno Cunha, que era do PSD, deputado estadual, líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado e teve seu mandato suspenso pelo Ato Institucional nº 1 em 14 de abril de 1964. Muito feliz com a visita, Itabyra agradeceu pela aula sobre a história de Goiás, tomou conhecimento pela primeira vez sobre muitos fatos relatados e disse que voltará novamente, para se enriquecer mais com o volume de informações que o IHGG disponibiliza àqueles que o visitam.
Surpreso
Daniel Antônio já conhecia o IHGG e se disse surpreso com tudo que lhe foi mostrado. “Recebi uma grande aula sobre a história de Goiás, muito importante, rica e que envaidece a todos nós que residimos em Goiânia”, ressaltou. “Um espaço especial em nossa Capital”.
Líder estudantil e presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, do Curso de Direito da Universidade Católica de Goiás, em 1973, por onde se formou em 1974, ele é advogado e professor, tendo lecionado no Ateneu Dom Bosco e no Colégio Rodrigues Alves (1970-74). Vereador à Câmara Municipal de Goiânia, pelo MDB, em 1977-1982, e Presidente da Câmara Municipal, em 1979, devido a impasse no Governo quanto à nomeação do Prefeito da Capital, mesmo sendo do PMDB assumiu a Prefeitura de Goiânia, de 10.04.1979 a 30.06.1979 (um ano, dois meses e 23 dias). Deputado Estadual, do PMDB, 10ª Legislatura, 1983-1987, renunciou ao mandato em 01.01.1986 para assumir a Prefeitura de Goiânia (111 dias, conclusão de mandato), sendo eleito no ano seguinte Prefeito de Goiânia, também pelo PMDB (1987-1990); e Vereador à Câmara Municipal, pelo PST (1997-2000). Casado com Arcídia dos Santos Oliveira, tem três filhos: Daniel Filho, Gislane e Gisele.
