Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Participantes varam madrugada na ruas de Goiás | 04.07.13 - 11:55
(Foto: Alexandre Parrode/A Redação) Alexandre Parrode
Da Cidade de Goiás
Goiás - O terceiro dia do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começou bem tranquilo. Principalmente porque, desde segunda-feira, a folia nas ruas só acaba por volta das 5 da manhã. O Bar do Primo, um dos locais mais badalados, só fecha as portas quando o dia já está amanhecendo.
A quinta-feira (4/7) viu o dia nascer ensolarado, com um vento frio, mas prometendo altas temperaturas para o período da tarde. Os participantes do Fica aos poucos tomaram as ruas e os locais que recebem a programação do festival. Alguns se sentavam nos bancos do Coreto, outros aproveitaram para caminhar e conhecer um pouco mais da histórica cidade de Goiás.
As grandes atrações da manhã desta quinta-feira (4/7) foram o Fica Animado - que faz parte da Mostra Competitiva -, no Cinemão, e a roda de debates com os realizadores do Fica 2013, com coordenação de Daniel Crhistino, no Hotel da Casa da Ponte. Este aglutinou um bom número de participantes.
A empresária Martha Oliveira, que mora em Mara Rosa (Norte do Estado) chegou à cidade na terça-feira e vai ficar até o fim de semana. "Este é meu primeiro Fica. Sempre ouvi falar muito bem do evento e resolvi trazer minhas duas filhas para conhecerem tanto Goiás quanto a mostra", conta ela. As três assistiram ao filme "O Som ao Redor" do direto Kleber Mendonça Filho, na noite da última Quarta-feira (3/7)
Para o final do dia, os destaques são a oficina de Cozinha Goiana - Bariani Ortêncio -, no Lyceu de Goiás, entre 14h e 18h; a roda de capoeira mirim, como parte do Fica na Comunidade, na Praça do Coreto, a partir das 16h30; e a Abertura do V Encontro de Tambores da Cidade de Goiás, a partir das 18h, no Convento do Rosário.
Já na Mostra Competitiva serão exibidos diversos filmes a tarde. Destaque para os curtas brasileiros Silêncio e A Galinha Que Burlou o Sistema, bem como o longa israelense "Zevel Tov", a ser exibido às 19h20min.
Público
Para o comerciante Osmar Rodrigues, dono de uma loja na Praça do Coreto, o movimento deste ano está bom, mas lhe parece menor que de anos anteriores. "O evento está correndo muito bem, em paz, sem problemas, mas alguns de nós sentimos que as vendas caíram", aponta ele.
De qualquer forma, a organização do evento reconhece que o movimento aumentará significativamente a partir de sexta-feira (5/7). São esperadas 100 mil pessoas durante o Fica.