Ludymila Siqueira
Goiânia – Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson Fachin fará visita a Goiás na tarde desta sexta-feira (9/1) para participar do lançamento do projeto Mentes Literárias, que incentiva a leitura como prática social educativa no sistema prisional. O evento será realizado na Unidade de Polícia Penal Regional Masculina de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Promovida pelo CNJ, a solenidade deve reunir ainda diversas autoridades.
O projeto é realizado pelo CNJ e voltado ao fomento de práticas educativas, com foco na ressocialização dos apenados. Além do lançamento, estão previstas também outras atividades, como a oficina literária, com lançamento de livro escrito pelos internos, e a roda de leitura.
O projeto Mentes Literárias incentiva a remição de pena por meio da leitura como prática social educativa no sistema prisional. A iniciativa prevê a realização de rodas e oficinas de leitura e escrita em unidades prisionais e Escritórios Sociais, além da qualificação de acervos literários e da estruturação de bibliotecas nesses espaços. A metodologia do projeto inclui encontros quinzenais ou mensais ao longo de seis meses, promovendo a continuidade e o aprofundamento das práticas de leitura.
