“Os EUA congelam todo o processamento de vistos para 75 países, incluindo Somália, Rússia e Irã”, publicou a secretária de imprensa Karoline Leavitt no X, com um link para um artigo da Fox News que afirmava que a medida se referia a vistos de imigrante.
Um memorando do Departamento de Estado, ao qual a Fox News teve acesso, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação.
A emissora não divulgou a lista completa de países afetados, mas afirmou que, além do Brasil, Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estão na lista.
Em novembro do ano passado, a Fox News informou que o Departamento de Estado havia orientado os consulados a aplicarem novas regras de triagem baseadas no critério de “encargo público” da lei da imigração.
Ainda segundo a emissora, candidatos idosos ou com sobrepeso teriam chances de ter seus pedidos negados. (Agência Estado)
