A Redação
Goiânia - O Governo de Goiás abriu as inscrições para o novo edital do Pró-Goiás Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento, com 480 vagas, nesta sexta-feira (31/10). São 450 novas vagas destinadas à categoria Goiás Social, voltada a atletas em situação de vulnerabilidade, e outras 30 bolsas para atletas de nível internacional.
Podem pleitear a bolsa atletas do desporto e paradesporto, de modalidades individuais e coletivas. É necessário estar vinculado a uma entidade de administração do desporto ou paradesporto, como federações e associações, além de atender aos demais critérios do edital, disponível no
link. Também no endereço é possível preencher o formulário de inscrição.
No caso da bolsa da categoria Goiás Social, o valor mensal é de R$ 500. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, ela foi pensada para atender jovens atletas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que já estão inseridos no esporte competitivo. “É uma política voltada para o esporte de alto rendimento, mas também tem um viés de promoção social”, explica.
Já na categoria Internacional, as bolsas são exclusivas para os atletas goianos que disputam competições fora do Brasil, com valor mensal de R$ 2.100. Guerra ressalta a importância da criação da nova modalidade: “Temos potencial humano para formar mais atletas olímpicos e paralímpicos em Goiás, e estamos visando já o próximo ciclo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles, em 2028”.
Campeã mundial e dona de duas medalhas de bronze em Jogos Paralímpicos pela seleção brasileira de vôlei sentado, Ádria Jesus é bolsista da categoria Nacional e agora vai tentar a Internacional. “Eu fiquei muito feliz com essa novidade. Temos várias competições até as Paralimpíadas de Los Angeles e, se eu for uma das contempladas, esse acréscimo vai fazer total diferença nesse ciclo. Atleta de alto rendimento não é só na hora da competição”, diz.
As categorias Estadual e Nacional tiveram o valor da bolsa reajustado em 100% em julho deste ano e já possuem todas as suas vagas preenchidas para 2025. A Bolsa-Atleta deve ser utilizada para cobrir custos com capacitação vinculada à modalidade esportiva, alimentação, saúde, inscrições, passagens para eventos esportivos, transporte urbano e aquisição de material esportivo.