Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Relembra cerimônias de abertura memoráveis | 05.08.25 - 07:23
(Foto: reprodução/Unsplash)O pontapé inicial dos Jogos Olímpicos é dado com a cerimônia de abertura, uma celebração que combina tradição cultural, arte e tecnologia em um espetáculo global.
A grandiosidade das cerimônias de abertura sempre vai além do espetáculo esportivo, pois os Jogos Olímpicos agitam mercados das bets autorizadas, movimentando torcedores e apostadores em todo o mundo. Jogue com responsabilidade.
A primeira edição ocorreu em Atenas, na Grécia, em 1896. Desde então, foram vários eventos emblemáticos para o esporte, com cerimônias de abertura incríveis que entraram para a história. Vamos relembrar algumas!
Antuérpia, Bélgica, 1920
A Bélgica entrou para a história ao sediar os Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920. Durante a cerimônia de abertura, ocorreram inovações marcantes que se tornaram tradições olímpicas até hoje.
Foi a primeira vez que a bandeira olímpica, com os cinco anéis simbolizando a universalidade dos Jogos e a união dos continentes, foi hasteada.
Outro momento histórico foi a realização do juramento olímpico pela primeira vez. O encarregado foi Victor Boin, esgrimista belga, que leu um texto escrito em 1914 pelo francês Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos Modernos.
A cerimônia também contou com um gesto simbólico pela paz, com a soltura de pombas, tradição que seguiu por décadas.
Los Angeles, Estados Unidos, 1932
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, se tornaram uma referência da era moderna, foram realizados em um estádio com 100 mil espectadores, reformado especialmente para a competição.
Foram mais de 3 mil músicos performando nos hinos, além de um placar mecânico com uma tradicional citação de Coubertín sobre os Jogos Olímpicos.
Berlim, Alemanha, 1936
As Olimpíadas de Berlim, em 1936, ficaram marcadas pelo início do revezamento da tocha olímpica. Ela foi inventada por Carl Diem, que era secretário-geral do comitê organizador.
Foram 12 dias e sete países diferentes no primeiro revezamento, passando por Grécia, Bulgária, Iugoslávia, Hungria, Áustria, Tchecoslováquia e Alemanha. Na abertura, quem segurou a tocha foi Fritz Schilgen.
Tóquio, Japão, 1964
Tóquio entrou para a história em 1964 com a primeira edição das Olimpíadas na Ásia. Além disso, foi a primeira vez que contou com cobertura televisionada em tempo real para a Europa e América do Norte, com imagens coloridas.
A cerimônia de abertura foi um show de história para o mundo, com muita cultura local, aviões e danças. Em um momento de muita emoção, Yoshinori Sakai, que nasceu exatamente no mesmo dia em que Hiroshima foi bombardeada pelos Estados Unidos, acendeu a pira olímpica. Para finalizar, os aviões formaram os anéis olímpicos no céu, logo acima do estádio.
Sydney, Austrália, 2000
Os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, entraram para a história como uma nova era da sustentabilidade. Dessa forma, deixaram o foco de pensar somente na história do país-sede na cerimônia e passaram a contemplar pautas ambientais. A abertura apostou em valorizar o oceano, com atuações de artistas suspensos.
Paris, França, 2024
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 foi um espetáculo que entrou para a história. Pela primeira vez, ela aconteceu fora de um estádio, com uma rota de 6 km no Rio Sena.
Foram mais de 10 mil atletas, com 105 delegações, navegando em quase 100 barcos. Cerca de 300 mil espectadores acompanharam o desfile nas margens do rio.
Vários nomes de peso participaram, como Zinédine Zidane, Rafael Nadal, e Serena Williams, revezando na tocha e realizando um percurso bem interessante até chegar à Torre Eiffel.
Evento inaugural é repleto de expectativas
A cerimônia de abertura é um “cartão de visita” dos Jogos Olímpicos para o mundo, portanto, deixar uma boa impressão é o objetivo de cada cidade-sede, sempre combinando espetáculo, arte e inovação.
A força do legado olímpico segue impactando diferentes setores, por isso, as tradições olímpicas movimentam a BetMGM, acompanhando cada detalhe dos Jogos. Pratique o jogo seguro.
Portanto, a cerimônia de abertura acabou se tornando um símbolo, resultando em muitas expectativas em cada edição.