Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Oscar Piastri (FOTO: REPRODUÇÃO X) São Paulo - Com uma bela volta no fim, o australiano Oscar Piastri conquistou a pole position para a corrida sprint do GP da Bélgica de Fórmula 1, realizada nesta sexta-feira, no circuito de Spa-Francorchamps. Max Verstappen ficou com o segundo lugar e Lando Norris foi o terceiro colocado. Bortoleto terminou em 10º. Após dominar o primeiro treino livre, o piloto da McLaren cravou o primeiro lugar no grid no fim do Q3 com o tempo de 1min40s510, tirando da Red Bull a chance de comandar a largada.
Em uma atividade onde Lewis Hamilton ficou fora já no início e as Mercedes não conseguiram brigar pelos dez primeiros lugares, Bortoleto foi a boa surpresa ao fazer a sua volta em 1min42s176. Atrás dos três primeiros colocados na definição do treino classificatório, Leclerc vem no quarto posto seguido de Ocon, Sainz, Bearman, Gasly e Hadjar, no nono posto, à frente da Sauber do piloto brasileiro.
Líder do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, o australiano Oscar Piastri começou na frente no GP da Bélgica, nesta sexta-feira. O piloto da McLaren foi o mais rápido do primeiro treino do fim de semana, que terá programação diferente, com formato sprint. O brasileiro Gabriel Bortoleto fez sua estreia no tradicional Circuito de Spa-Francorchamps no 13º lugar na única sessão livre da etapa.
O heptacampeão Lewis Hamilton foi a surpresa negativa no treino classificatório. Ele não conseguiu tirar um bom desempenho de sua Ferrari, fez apenas o 18º melhor tempo e ficou no pelotão de trás do grid. No fim da tomada de tempos, ele pisou fundo a fim de conseguir melhorar sua colocação, mas rodou na chicane e viu sua tentativa frustrada. Já Gabriel Bortoleto cumpriu um bom papel no Q1, terminou entre os dez primeiros e se garantiu para a sequência da sessão. Seu companheiro de equipe na Sauber, o alemão Nico Hulkenberg ficou em 17º e também não avançou.
Na segunda parte, o brasileiro manteve a sua boa performance e andou rápido. Ele completou a volta no circuito na casa de 1min41s 9 e garantiu o quinto melhor tempo. Em uma sessão em que Verstappen e Leclerc chegaram a brigar pelo topo, Norris desbancou rivais no fim e terminou como o mais veloz. Russeli decepcionou, ficou em 13º, e ficou fora da briga pelos dez primeiros lugares. Os pilotos voltam à pista neste sábado para a disputa da corrida sprint, que será realizada às 7h (horário de Brasília). Às 11h do mesmo dia, haverá a sessão qualificatória para a corrida principal. No domingo, a largada está prevista para as 10h.