A Redação
Goiânia - Aparecida de Goiânia terá dois atletas competindo na Copa Brasil de Taekwondo, realizada na próxima semana no Rio de Janeiro. Midas Neto (19) e Vitória Fonseca (18) começaram as atividades na iniciação esportiva da Estação Cidadania-Esporte e hoje fazem parte do programa de esportes de alto rendimento de Aparecida.
O treinador Edgar Guimarães conta que as expectativas estão altas para a competição. “Nosso trabalho é fazer com que eles evoluam em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e mundiais. Isso só é possível graças aos investimentos da cidade que dão condição financeira para que os atletas possam viajar e levar o nome de Aparecida para o mundo”, ressalta.
O apoio de programas locais de incentivo ao esporte, como o Aparecida Compete, tem contribuido para o crescimento de jovens atletas em Aparecida. O programa da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude assegura repasse financeiro para o custeio de inscrições, transporte, hospedagem e alimentação de atletas de alto rendimento em competições regionais, nacionais e internacionais.
Para o atleta Midas Neto, essa é a oportunidade de trazer a medalha de ouro para Aparecida. “As expectativas são as melhores, trabalhei o ano todo e acredito que venho para casa com o título”, afirma.
Vitória Fonseca acrescenta que o esporte tem um papel crucial na formação de crianças e adolescentes e ter uma medalha nacional coroa todo o trabalho. “O esporte tem um papel muito importante tanto para o físico quanto para o psicológico. Estamos indo para a Copa Brasil com uma expectativa alta de ser campeã e levar o nome de Aparecida ainda mais longe”, declara.
Representatividade internacional
Mais um esportista de Aparecida de Goiânia irá participar de uma competição internacional. O atleta Patrik Cardoso, 23, está inscrito na Seleção Brasileira de Taekwondo e deve viajar para a Colômbia para participar dos Jogos Pan Americanos Universitários.