Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
George Russell ficou em segundo | 01.11.24 - 14:11
Lando Norris, George Russell e Oliver Bearman (Foto: Reprodução/ F1) São Paulo - Em uma sessão marcada por derrapagens no novo asfalto do Autódromo de Interlagos, o inglês Lando Norris foi o mais rápido do único treino livre do GP de São Paulo de Fórmula 1, nesta sexta-feira (1/11). O piloto da McLaren foi seguido de perto pelo também britânico George Russell, da Mercedes, e pelo surpreendente Oliver Bearman, que entrou no treino de última hora, pela Haas. Norris anotou o tempo de 1min10s610 com pneus macios, os mais velozes à disposição dos pilotos. Russell, que liderou a maior parte da sessão, e Bearman usaram os mesmos compostos, assim como restante do Top 10. Max Verstappen e Lewis Hamilton decepcionaram seus fãs, com o 15º e o 16º lugares, respectivamente.
O treino contou com seguidas derrapagens e saídas de pista enquanto os pilotos se adaptavam ao novo asfalto do circuito paulistano. Um dos que mais sofreram foi o argentino Franco Colapinto, que contou com torcida intensa nas arquibancadas de Interlagos. Ele saiu da pista mais de uma vez, assim como Yuki Tsunoda e pilotos mais experientes, como Carlos Sainz, da Ferrari. A maior novidade da sessão foi o jovem britânico Oliver Bearman, que substituiu o dinamarquês Kevin Magnussen de última hora.
O titular da equipe Haas sofreu um mal-estar e precisou abrir mão do único treino livre do fim de semana. A etapa paulistana da F-1 conta com apenas uma sessão livre por causa do formato da corrida sprint ao longo do fim de semana. Na prática, os pilotos e as equipes têm apenas essa oportunidade para fazer testes e avaliações dos seus carros. A segunda sessão, que geralmente também é livre, já será o treino classificatório para a corrida sprint, no sábado.
Na primeira atividade desde GP de São Paulo, os pilotos deram maior atenção aos pneus médios, mais resistentes que os macios, mas menos velozes. Piastri e Gasly iniciaram o dia no topo da tabela de tempos. Norris e Pérez também frequentaram a ponta, assim como Verstappen. Até que Russell despontou com compostos macios, desbancando os rivais. Nos minutos finais, os demais pilotos seguiram o britânico e foram para a pista com os compostos mais macios, sem tirar a liderança do piloto da Mercedes.
O treino contou com a participação de Fernando Alonso, que chegou tarde ao Brasil após sofrer uma infecção intestinal - ele deixou o GP do México no domingo direto para a Europa para consultar um especialista. Os pilotos voltam à pista paulistana às 15h30 (de Brasília) desta sexta para a disputa do treino classificatório da corrida sprint. O sábado será aberto com a sprint às 11h. Mais tarde, às 15h, haverá o treino classificatório para a corrida principal do fim de semana, a ser realizada a partir das 14h de domingo.