Logo

É preciso reconectar a ciência

WhatsAppFacebookLinkedInX
24.09.2024 - 08:26:23
Tenho dito que a crise que vivemos não se relaciona somente à insatisfação das pessoas com a democracia. Ela é expressão também de uma profunda desconfiança em relação à ciência e ao papel que desempenha em nossa sociedade. 
 
Na semana que passou, ganhou as páginas dos jornais, a bizarra condenação das cientistas Ana Bonassa e Laura Marise, pela 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo – o delito das duas, a publicação de um vídeo desmentindo afirmações de um nutricionista em rede social de que o diabetes é causado por verminoses e vendendo um tratamento de desparasitação como cura. Além de obrigadas a retirar o vídeo do ar, as duas terão que pagar indenização por danos morais. Elas pretendem recorrer da sentença.
 
O diabetes, como se sabe, é causado por múltiplos fatores – genéticos e alimentares, entre outros -, mas não tem qualquer ligação com vermes.
 
É fácil, entretanto, nos indignarmos contra esse absurdo ou outros tipos de negacionismo e propagação de conhecimentos absolutamente falsos ou controversos. Todavia, a proliferação de situações desse tipo deveria fazer com que nós, que valorizamos o conhecimento científico, refletíssemos, antes de contra-atacar ou assumir uma posição de desdém e superioridade moral.
 
A ideia de neutralidade e objetividade da ciência é basilar para a narrativa do progresso ilimitado que fundou e ainda sustenta a sociedade em que vivemos. Em linhas gerais, essa visão diz que a ciência é uma forma única e superior de conhecimento que libertou a humanidade da prisão da natureza. Pelo acesso privilegiado que o método científico oferece às leis naturais, o ser humano conseguiu manipular a realidade e se emancipou. Não somos mais reféns da natureza. Deixamos há muito de viver ameaçados por ela e criamos uma sociedade de afluência e riqueza material.
 
A ciência, nesse mito fundante da modernidade e do capitalismo, é neutra. Ela simplesmente revela fatos da natureza e não pode, portanto, ser questionada pelo uso que se faz daquilo que descobre ou inventa com base neles. Os efeitos negativos de tecnologias como bombas, metralhadoras, granadas, defensivos agrícolas, alimentos ultraprocessados, ou usinas hidrelétricas não podem ser debitados na conta da ciência. Isso colocaria em xeque sua neutralidade e prejudicaria a descoberta de novos fatos e o desenvolvimento de tecnologias que beneficiarão a humanidade.
 
Não obstante, o acúmulo de "efeitos colaterais" ou de "externalidades" – como gostam de dizer os economistas -, culminando agora com os efeitos das mudanças do clima, torna inevitável o incômodo e o questionamento dessa suposta neutralidade.
 
É preciso ser muito ingênuo para não perceber a estreita conexão entre a ciência e um sistema econômico que não apenas insiste em não cumprir suas promessas de igualdade, como hoje nos coloca diante da possibilidade de colapso das próprias condições que sustentam a vida no planeta.
 
Nesse sentido, nós cientistas e aqueles que valorizam a ciência como base de uma vida social fundada na razão, precisamos entender que a condenação de Ana Bonassa e Laura Marise – ou a defesa da cloroquina ou o terraplanismo ou o movimento antivacina – é apenas sintoma, e não causa do problema que precisa ser combatido.
 
Não podemos mais nos escudar sob o manto da neutralidade e virar as costas para a captura da ciência por interesses econômicos e políticos que mantêm e aprofundam as desigualdades sociais, insistindo também em padrões de produção e consumo que estão levando o planeta ao colapso. Sobretudo, precisamos compreender que a raiz da desconfiança, quando não da revolta aberta, em relação à ciência tem a ver precisamente com o fato de que a ideia de um conhecimento neutro e objetivo produz uma relação autoritária que faz calar as vozes daqueles que são afetados pelas tecnologias ou por decisões políticas "cientificamente embasadas".
 
Por isso, a filósofa belga Isabelle Stengers insiste na necessidade de uma "desaceleração das ciências".  Como diz ela: "Desde o século XIX, quando a história passa a ser situada sob o signo do progresso, institui-se uma 'ciência rápida', mobilizada pelo dever de fazer o conhecimento 'avançar', como um exército para o qual tudo aquilo que poderia desacelerar sua marcha é visto como obstáculo".
 
Não obstante, "critérios objetivos", explica ela, deslegitimam a subjetividade, a inteligência e a capacidade de pensar justamente daqueles que são mais afetados pelos impactos das ações tomadas com base nessa suposta objetividade.


A filósofa da Ciência Isabelle Stengers (Foto: Wikimedia)

É esse o caso, por exemplo, da implantação de grandes usinas hidrelétricas ou agora de parques solares e eólicos justificados exatamente pela necessidade de uma transição energética para mitigar o aquecimento global. Por mais que, nesses casos, em tese, a lei preveja processos de consulta e escuta dos impactados, todos sabemos que projetos como esses apenas raramente recuam diante de tais efeitos, e são legitimados justamente com base em argumentos científicos e técnicos.
 
Quantas vezes a própria conservação da natureza, também alicerçada em razões da ciência e pela necessidade de manter a integridade de ecossistemas, não impacta também de forma negativa as comunidades indígenas e tradicionais que dependem dos recursos naturais e que quase sempre ajudam na verdade a manter íntegros esses mesmos ecossistemas?
 
E o que dizer da ciência econômica, "a mais científica das ciências sociais", que legitima tantas vezes a ideia de que o mercado resolve melhor a organização da sociedade do que a intervenção do Estado? A depender da neutralidade de muitos economistas não teríamos o Sistema Único de Saúde que, com todas as suas imperfeições, é fundamental para milhões de brasileiros e mostrou sua importância durante a Pandemia.
 
Da mesma forma, a despeito de que as medidas de isolamento social fossem a decisão mais correta diante do desconhecimento em relação à Covid-19, o que provocou indignação em parte da sociedade não foi um impulso suicida, mas essa mesma sensação de impotência provocada por um conhecimento visto como autoritário e que se impõe de forma generalizada e sem consideração pelas circunstâncias particulares da vida de grupos ou indivíduos.
 
Sobre isso, porque antevejo as sobrancelhas arqueadas, não acho que se deveria ter feito outra coisa, mas o buraco é bem mais embaixo. Como nunca dialogamos, nem concedemos voz, em nenhuma circunstância, às partes afetadas, no momento em que precisamos invocar confiança na ciência para medidas drásticas, ela já não existe.
 
Não se trata aqui, tampouco, de dizer que toda e qualquer ciência sirva à produção da desigualdade social e da degradação ambiental. A ciência oferece conhecimentos que são fundamentais para a vida e a dignidade humanas. Ela também serve a lados bons de batalhas importantes, incluindo, por exemplo, a concepção do próprio SUS, a defesa da demarcação das terras indígenas ou ainda a produção de vacinas em tempo recorde em 2020. Todavia, não se pode negar que o mito da neutralidade, da objetividade e de sua superioridade é elemento fundante do edifício em ruínas de nossa sociedade. É ele que possibilita colocar essa mesma ciência a serviço do que de pior a humanidade produz.
 
É claro que soa utópico, quando saímos de nosso estado de negação, pensar em retomar a ciência e colocá-la a serviço de uma experiência coletiva melhor e verdadeiramente democrática. Mas a opção seria, como avestruzes, continuarmos enfiando a cabeça no buraco. A sociedade precisa ter voz e opinião na avaliação da qualidade de todo conhecimento. 
 
Para terminar numa chave mais otimista, como disse Bruno Latour, estamos saindo da era da Ciência com cê maiúsculo e entrando na época das ciências e da pesquisa, onde "às controvérsias políticas juntam-se as controvérsias científicas. Em lugar de definir uma ciência por sua desconexão, a definimos por suas conexões. Em lugar de reconhecer uma ciência pela exatidão absoluta de seu saber, reconhecemo-la pela qualidade da experiência coletiva que proporciona"
 
Ou desaceleramos a ciência e fortalecemos o debate democrático ou casos como os de Ana Bonassa e Laura Marise serão cada vez mais comuns.
 
 
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Pedro Novaes

*Diretor de Cinema e Cientista Ambiental. Sócio da Sertão Filmes. Doutorando em Ciências Ambientais pela UFG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Noite e Dia
09.10.2026
Curso de Jornalismo da UFG lança Cordel em comemoração aos 60 anos; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – Em celebração aos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (1966-2026), foi lançado nesta quinta-feira (8/10), às 10h30, no Pátio das Humanidades, no Câmpus Samambaia da UFG, o Cordel da Fundação do Curso de Jornalismo da UFG. O Cordel foi composto e impresso no Ateliê Tipográfico da […]

Joias do Centro
09.10.2026
Monumento à Paz Mundial celebra união dos povos em Goiânia

Carolina Pessoni Goiânia – “A terra é um só país e os seres humanos são seus cidadãos.” A frase de Bahá u lláh, fundador da Fé Bahá’í, inscrita no monumento de concreto na região central de Goiânia convida à reflexão sobre a existência humana. A citação é parte do Monumento à Paz Mundial, localizado no […]

Noite e Dia
07.10.2026
Galeria Léo Romano recebe exposição “Dinheiro Vivo”, de Vik Muniz; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A capital recebeu, nesta terça-feira (6/10), a abertura da exposição “Vik Muniz – Dinheiro Vivo”, na Galeria Léo Romano, no Setor Sul. A visitação é gratuita e segue até 31 de janeiro de 2027. Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição reúne 13 trabalhos da série iniciada por Vik Muniz em […]

Noite e Dia
06.10.2026
Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição de Vik Muniz; veja como foi a abertura

Carolina Pessoni Goiânia – A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, abriu, nesta segunda-feira (6/10), a exposição “Vik Muniz – REVER: imagem e reflexão”. Considerado um dos artistas brasileiros de maior reconhecimento internacional, Vik Muniz ocupa a Grande Sala da Vila Cultural Cora Coralina para apresentar, em Goiânia, um conjunto de 60 fotografias produzidas ao longo […]

Meia Palavra
06.10.2026
Primeira temporada de ‘Lanternas’ entrega uma competente trama de detetive com um tempero de super-herói

Terminou neste domingo, na HBO Max, a primeira temporada de Lanternas, uma ousada reimaginação mais madura para os Lanternas Verdes, basicamente os policiais cósmicos do universo DC, muito conhecidos pelos leitores, mas não tão conhecidos pelo grande público. Nesta nova DC cinematográfica capitaneada por James Gunn, havia a dificuldade de introduzir esses personagens sem sobrecarregar […]

Noite e Dia
05.10.2026
André Rocha é reconduzido à presidência da Fieg; veja como foi o evento

Carolina Pessoni Goiânia – A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou nesta segunda-feira (5/10) a eleição de sua Diretoria Executiva para o quadriênio 2027-2030. O pleito confirmou a recondução do empresário e engenheiro civil André Luiz Baptista Lins Rocha à presidência da Federação. Com foco voltado ao aumento da competitividade da indústria […]

Joias do Centro
02.10.2026
Estádio Olímpico: há 85 anos palco de celebrações do esporte em Goiânia

Carolina Pessoni Goiânia – Localizado na Avenida Paranaíba, bem no Centro de Goiânia, está o estádio de futebol mais antigo da capital. Fundado em 1941, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecido apenas como Estádio Olímpico, é parte da história da capital e cresceu junto com ela, fazendo parte de sua trajetória no esporte […]

Noite e Dia
30.09.2026
Basileu França abre exposição e apresenta espetáculo musical em Goiânia; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França abriu, na última segunda-feira (28/9), a exposição “Cidades: Entre Memórias, Sonhos e Futuro”, na Galeria de Arte da instituição, em Goiânia. No mesmo dia, o Teatro Escola recebeu o espetáculo “A Noite do Rei”. A programação reúne trabalhos de estudantes de […]