A Redação
Goiânia - Falecido em 11 de julho passado, o padre César Garcia receberá em sua memória, no dia 04 de dezembro (mesma data em que faria aniversário), o livro-tributo Vida É Obra, de PX Silveira, com depoimentos de pessoas que o conheceram e o admiravam.
Com sua maneira de ser, sempre inspirado e livre de amarras, o padre César conquistou uma legião de pessoas que o reconhecia não apenas como um padre católico exemplar, mas uma pessoa que fazia de cada passo de sua vida a tradução do que professava.
O livro é uma edição do Instituto ArteCidadania e traz mais de 30 depoimentos, com apresentação do arcebispo Dom João Justino e a participação de jornalistas, empresários, artistas, arquitetos, professores, advogados, autoridades públicas e profissionais de diversos setores.
O lançamento será na Praça Padre César Garcia, assim nomeada por iniciativa do vereador Anselmo Pereira, às 19h do dia 04, 5ª feira próxima, junto à Paróquia Mãe de Misericórdia, a última em que esteve à frente, depois de passar por diversos territórios da fé, inclusive construindo a Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, no Setor Sudoeste de Goiânia.
O evento contará com uma apresentação do Coral das Onze & Meia, criado por padre César em homenagem à musicista Dona Fifia e mantido pelo Instituto ArteCidadania. O Coral tem a regência de Tão Curado e acaba de participar (com louvor de troféu e certificado) do Encontro Nacional de Coros, na cidade de Goiás.
Orelhas do livro:
Padre César Garcia, ou simplesmente César, como era chamado por muitos, desde muito jovem demonstrou sua vocação sacerdotal. Veio para Goiânia nos idos do ministério episcopal de Dom Fernando Gomes dos Santos, foi o derradeiro a ser por ele ordenado.
Dentre os muitos feitos, padre César planejou e conduziu a construção da Paróquia Auxílio dos Cristãos, no Setor Sudoeste de Goiânia, foi o primeiro a transmitir uma missa via Internet e logrou ressignificar a presença do homem de Deus na sociedade goiana.
Muito culto, se formou em teologia e, também, em filosofia. Foi professor universitário. Atencioso e aberto, além de seu tempo, ouvia a todos e, sem se escandalizar dos pecados dos outros, invocava-lhes a misericórdia de Deus.
Estava sempre disponível para discutir assuntos teológicos, pois era conhecedor do hebraico e grego, fontes do primeiro e do novo testamento bíblico.
Agradecemos a Deus em ter nos enviado esta bondosa alma, para dar testemunho do amor de Jesus como vigário paroquial, até o escaton de sua vida.
Efemérides. Pe. César Luís Garcia. Data de Nascimento: 04 de dezembro de 1953. Data de Ordenação: 12 de dezembro de 1984. Última Função Exercida: Administrador Paroquial da Paróquia Mãe de Misericórdia. Partiu em 11 de julho de 2025.
Padre César Garcia: mais de 40 anos de atividade eclesiástica em 4 papados. De 1984 até o dia de hoje, passaram-se quatro papas: João Paulo II foi o papa de 1978 a 2005, tendo sido sucedido por Bento XVI, que esteve no cargo de 2005 a 2013. O Papa Francisco foi eleito em 2013 e esteve no cargo até 20 de abril 2025, sucedido por Leão XIV em 08 de maio de 2025, dois meses antes da morte de padre César Luís Garcia.
4ª capa:
Nascido em dezembro do ano de 1953, em Itauçu (GO), César Luís Garcia veio para Goiânia e foi ordenado para o ministério episcopal por Dom Fernando, construiu a Paróquia Auxílio dos Cristãos, no Setor Sudoeste, participou da concepção da Igreja São João Evangelista, na Praça Universitária, foi um inovador na atividade religiosa e, além dos citados, administrou importantes territórios da fé em Goiás: Igreja Nossa Senhora das Graças, a primeira de Goiânia, Paróquia São Leopoldo Mandic, no Setor Jaó, dedicada a padre Zezinho, e Paróquia Mãe de Misericórdia, no Setor Sul. Faleceu em julho de 2025, deixando enorme legado de inovação e amor.
“Àquele que deu corpo aos pensamentos mais sublimes em direção aos seus, se fez exemplo demasiadamente humano, e assim multiplicou as palavras e fez valer sua obra; lhe está servida a Ceia, padre César Garcia”, o coordenador.