A Redação
Goiânia - O Claque Cultural retornou a Jataí nesta quinta-feira (20/11) e ocupa, até sábado (22/11), o Sesc com diversos estilos artísticos para animar a população jataiense. A maratona começa com a exposição Silêncios Urbanos, às 16h. Logo mais à noite haverá o espetáculo Medea com o grupo Art’cum Pequi, às 19h, depois o público será agraciado com a apresentação da cantora Helena Caetana, às 20h.
Nesta sexta (21/11), às 19h, haverá show do cantor Marcelo Regente, em sequência a cantora Adriana Lopez se apresenta no palco, às 20h. Logo após, às 21h, a banda de rock Bougre apresenta seu repertório no show Soireé, Máquina musical do tempo.
Neste sábado (22/11) a criançada poderá se divertir com a família toda no show de circo Balinha e Abobrinha: em busca da habilidade e do equilíbrio, às 11h. À noite, a agitação fica por conta cantor Felipe Ribeiro em seu show acústico, às 19h. Na sequência, Rodrigo Araújo, às 20h e para encerrar o show do cantor Nyllo Alves, às 21h.
“O Claque Cultural acontece em Jataí com uma maratona de apresentações gratuitas, mostrando o quanto o governador Ronaldo Caiado apoia e valoriza a cultura e os artistas de Goiás. São 23 milhões de reais investidos, junto com o Sesc, para fomentar a arte e toda a cadeia produtiva de turismo e eventos”, ressalta o secretário de estado da Retomada, César Moura.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, Jataí recebe mais uma etapa do Claque 2025 com atrações diversificadas, que garantem lazer, cultura e diversão para a família inteira. “Nós estamos orgulhosos por levar tantos artistas para as cidades do interior, por meio do Claque, e isso reafirma o nosso compromisso com a arte e com a sociedade”, destaca.
Segundo o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Sesc Jataí está de portas abertas para a comunidade local. “Convidamos à população para prestigiar nossos artistas que se dedicam e preparam uma apresentação especial para o Claque. Certamente serão dias de muita alegria, aplausos, dança, música e sorrisos”, frisa.
Claque Cultural
O Claque Cultural foi lançado em 2021 para fomentar o trabalho dos artistas que foram impactados pela pandemia de covid-19. A iniciativa contempla diversas expressões artísticas, como artes cênicas, artes visuais, literatura, música e audiovisual. O evento também fortalece a economia dos municípios por onde passa, com destaque para a contratação de estrutura para os eventos, além dos impactos positivos nos setores de alimentação e de hospedagem.
Nesta edição, o Claque Cultural contempla diferentes polos de apresentação em Goiás. Em Goiânia, Anápolis, Jataí e Caldas Novas, as atividades começaram em outubro de 2025 e seguem até março de 2026. Já Alto Paraíso recebeu o projeto de 2 a 4 de outubro; Morrinhos, de 16 a 18 do mesmo mês; e Jussara, de 12 a 14 de novembro. Pela primeira vez, o evento realiza apresentações fora do Estado, tornando a Bahia o polo de circulação nacional, que acontece de dezembro de 2025 a março de 2026, enquanto a mostra de audiovisual, presente em todos os polos, acompanha toda a temporada, de 1º de outubro de 2025 a 31 de março de 2026.
Confira o cronograma de apresentações do Claque Cultural em Jataí:
Dia 20/11 - quinta-feira
16h - Exposição de artes visuais - Silêncios Urbanos
19h- Espetáculo Medea - Grupo Art’cum pequi
20h- Show Travessia - com Helena Caetana
Dia 21/11 - Sexta-feira
19h- Show: A estrada com Marcelo Regente
20h- Show acústico com Adriana Lopez
21h - Show Soireé: Máquina musical do tempo - Banda Bougre
Dia 22/11 - Sábado
11h - Espetáculo de circo - Balinha e Abobrinha em busca da habilidade e do equilíbrio
19h - Show acústico com Felipe Ribeiro
20h - Show com Rodrigo Araújo