Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.
            Foto de Alessandra Castro foi premiada em primeiro lugar no concurso (Foto: Alessandra Castro)
A Redação
Goiânia - A Elysium Sociedade Cultural, em parceria com a Prefeitura de Goiânia e o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizou, na última quarta-feira (22) a cerimônia de entrega dos prêmios aos três primeiros colocados do concurso fotográfico “100 anos do Art Déco” na antiga Estação Ferroviária, em Goiânia.
O projeto integra o calendário de celebrações do centenário do Art Déco, estilo arquitetônico impresso nas construções históricas de Goiânia. Os trabalhos fotográficos premiados no concurso farão parte de um acervo institucional, que tem o objetivo de retratar a influência do movimento artístico na arquitetura e cultura do país. “O Art Déco é uma das manifestações artísticas mais presentes em nossa cidade. Ilustra prédios e construções históricas. Dessa forma, apoiar este projeto, agrega valor não somente à cultura goiana, como também ao movimento cooperativo”, revela o presidente da OCB, Luís Alberto Pereira.
O primeiro lugar do concurso foi para a fotógrafa Alessandra Castro, que expôs uma fotografia em preto e branco do Teatro Goiânia, um dos monumentos Art Déco mais imponentes da capital. Alessandra revela que, além da admiração pela construção, a fotografia busca explorar aspectos técnicos. “A foto foi feita em longa exposição e com uma lente grande-angular. Meu objetivo era buscar um enquadramento que valorizasse a geometricidade da fachada principal do prédio a partir de um ângulo baixo, trazendo uma grandiosidade à proposta”, conta a vencedora, premiada com um iPad 11.
Foto por Alessandra Castro
Já o prêmio do segundo lugar, um vale-compras de R$ 2 mil em artigos tecnológicos, foi para o fotógrafo e arquiteto Daniel Costa, que homenageou a Antiga Estação Ferroviária com um registro que explora a suavidade das curvas e a grandeza do relógio, principal estrutura do prédio. “O estilo Art Déco sempre me chamou a atenção, mesmo antes de estudá-lo no curso de Arquitetura e Urbanismo. Tudo ficou ainda mais interessante ao conhecer o contexto histórico desse estilo, seus fundamentos e sua presença em várias partes do mundo. Na foto, quis evidenciar a composição arquitetônica entre o volume do relógio, a laje curva e a vidraça quadriculada”, destaca Daniel.
Foto por Daniel Castro
O terceiro lugar do concurso foi para o trabalho do fotógrafo e publicitário Gustavo Oliveira. A foto também retrata a Antiga Estação Ferroviária de Goiânia, porém aborda um contraste dramático. “A oportunidade de representar um monumento histórico por meio de um ‘olhar diferente’ torna a proposta do concurso tão interessante. Afinal, temos que deixar para as próximas gerações, imagens dessa história tão linda e de traços marcantes”, finaliza Gustavo, ganhador de um jogo de equipamento audiovisual.
Foto por Gustavo Oliveira