A Redação
Goiânia - A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza um concerto em homenagem ao Dia das Crianças, neste domingo (12/10), às 11h, no Teatro Belkiss Mendonça da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento conta com composições de brasileiros e promete levar o público a uma viagem pelos quatros cantos do país. A entrada é gratuita.
Para encerrar a semana de comemoração ao Dia das Crianças, o grupo filarmônico goiano preparou o programa, que vai do clássico ao popular, proporcionando uma verdadeira imersão à cultura brasileira. Na primeira parte do programa, a plateia será convidada a apreciar composições de concerto, com música dos renomados autores Francisco Braga, Carlos Santoro, Carlos Gomes e Alberto Nepomuceno.
No segundo momento do concerto, vão ser apresentados ritmos de Zequinha de Abreu com sua canção, conhecida na voz de Carmem Miranda, “Tico-tico no Fubá” e de “Asa Branca”, narrativa composta e eternizada por Luiz Gonzaga. Por fim, todos serão conduzidos no clima da década de 1950, quando a cidade do Rio de Janeiro foi presenteada pela sonoridade da Bossa Nova. Para esse momento, a Filarmônica vai interpretar a “Suíte Sinfônica”, que combina canções e melodias de diversos compositores, como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
“O programa foi pensado para criar um diálogo vibrante entre compositores populares e eruditos do país para uma viagem por ritmos e estilos que marcam nossa identidade, como o baião, o maracatu, o chorinho, a bossa nova e muitos outros. Além da música, o concerto contará com momentos de interação entre a orquestra e o público e algumas surpresas pensadas para as crianças. Estamos ansiosos para receber todos na nossa orquestra”, convida a maestra Mariana Menezes.
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo. O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, e gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
Serviço
Assunto: Concerto Ritmos do Brasil da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Domingo (12/10), às 11h
Onde: Teatro Belkiss Mendonça, Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC-UFG), Câmpus Samambaia, Goiânia-GO
Entrada gratuita