Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Orquestra Filarmônica apresenta concerto gratuito no Teatro Sesi

Apresentação mostra obras de Berwald e Brahms | 01.10.25 - 16:54 Orquestra Filarmônica apresenta concerto gratuito no Teatro Sesi Orquestra Filarmônica de Goiás realiza concerto de obras de Berwald e Brahms no Teatro Sesi (Foto: Secti)
A Redação

Goiânia -
A Orquestra Filarmônica de Goiás leva ao público mais um concerto da série Pioneiros, na próxima quinta-feira (2/10), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia, sob regência da maestra Mariana Menezes. O grupo orquestral vai executar sinfonias do sueco Franz Berwald e do alemão Johannes Brahms. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
 
Franz Berwald é considerado o compositor sueco mais importante de seu século. Em 1976, a nova sala de concertos da Sveriges Radio, situada em Estocolmo, recebeu o nome de Berwaldhallen. A primeira obra a ser executada durante o concerto é a Sinfonia nº. 1 “Sinfonie Sérieuse”. Berwald viveu no século 19. A história conta que as pessoas praticamente ignoraram suas composições enquanto ele era vivo. Por isso, ele teve que procurar outra ocupação. Inicialmente, atuou como cirurgião ortopédico, e posteriormente dirigiu uma serraria e uma fundição de vidro.
 
Para finalizar a noite, a Filarmônica executa a Sinfonia nº 3 em Fá maior, Op. 90, de Johannes Brahms. A obra foi escrita no verão de 1883 em Wiesbaden, quase 6 anos após ter concluído sua Sinfonia nº 2. Ela é a mais curta das quatro sinfonias do compositor e é considerada por alguns a sua mais bem-sucedida, tendo recebido uma recepção calorosa na sua estreia com a Orquestra Filarmônica de Viena, em 2 de dezembro de 1883, sob a regência de Hans Richter.
 
Após algumas apresentações, Brahms aprimorou ainda mais sua partitura, até que ela foi publicada em maio de 1884. A sinfonia é notável pela sua atmosfera, que varia de apaixonada no primeiro movimento a serena no segundo, e tem um caráter mais íntimo e misterioso em contraste com outras obras de Brahms.
 
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo. O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, e gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.

Leia mais:
Espetáculo goiano Espécie faz apresentações em São Paulo
Congo Vilaboense inicia turnê rumo ao centenário da tradição em Goiás

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351