Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Cena de 'O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil' (foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A 2ª Conferência Goiás de Preservação Audiovisual ocorre nos dias 13 e 14 de outubro, em Goiânia, com uma programação acessível que inclui a exibição do raro filme "O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil"; uma masterclass com o primeiro professor concursado de Preservação Audiovisual do Brasil e uma oficina sobre o desafio de salvar a produção digital.
Após uma bem-sucedida estreia em 2024, o evento consolida-se como um ponto de encontro fundamental para arquivistas, pesquisadores, cineastas e o público interessado em garantir que as imagens em movimento do presente sobrevivam para o futuro.
A programação do dia 13 de outubro será aberta com um clássico do cinema nacional que é um caso de estudo para preservacionistas: "O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil" (1971), de Antônio Calmon. O filme, uma sátira de super-herói e ficção científica feita durante a ditadura militar, é um exemplo da criatividade "faça você mesmo" e da crítica política disfarçada do cinema marginal brasileiro. A sessão será seguida de debate com Deborah Tomaselli e o pesquisador Lucas Nakamura e mediação de Lucas Reis.
Na terça-feira, 14 de outubro, a conferência se aprofunda nos aspectos técnicos e teóricos. Às 9h, o destaque é a masterclass com o professor Fabián Núñez, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Núñez é uma figura histórica na área: foi o primeiro professor de Preservação Audiovisual concursado em uma universidade federal brasileira, um marco para o reconhecimento acadêmico da disciplina.
Em seguida, às 11h, a mesa-redonda com a professora Gabriela Marques e o cineclubista Lillo Biagetti discutirá as "Dificuldades da Preservação Audiovisual", abordando desde a falta de políticas públicas até os desafios práticos de manter acervos físicos.
O encerramento, às 15h, vai ao cerne de um problema contemporâneo: a fragilidade do cinema nascido digital. A Oficina com o professor Fabián Núñez terá como foco a Preservação Audiovisual Digital.
Serviço:
Evento: 2ª Conferência Goiás de Preservação Audiovisual
Data: 13 e 14 de outubro de 2025
Local: Cine Cultura e Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia/GO
Programação:
13/10 (Segunda-feira) no Cine Cultura: Exibição do filme "O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil", seguida de debate com Lucas Nakamura e mediação de Lucas Reis.
14/10 (Terça-feira) na Vila Cultural Cora Coralina:
9h: Masterclass com o professor Fabián Núñez (UFF).
11h: Mesa sobre preservação com Gabriela Marques e Lillo Biagetti.
15h: Oficina sobre Preservação Digital com Fabián Núñez.
Entrada gratuita