A Redação
Goiânia – O diretor institucional da Elysium Sociedade Cultural, Robson Almeida, foi indicado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para prestar consultoria em Honduras, a convite do Ministério da Cultura do país caribenho. O foco da missão foi acompanhar de perto o projeto de restauração e modernização do Teatro Nacional Manuel Bonilla. “Passei uma semana com a Secretaria de Patrimônio, ligada ao Ministério, discutindo questões relacionadas à restauração e à preservação do patrimônio cultural hondurenho”, resume.
Além disso, Robson também pôde conhecer o projeto de restauração do Teatro Nicolás Avellaneda, primeiro teatro do país e de fundamental importância histórica e cultural. Ele destacou a relevância do teatro e as mudanças pelas quais o local passou ao longo dos anos desde a sua fundação, em 1898. “Há restaurações a serem feitas dos equipamentos, de materiais, para resgatar novamente este teatro para a importância que ele tem para toda a comunidade hondurenha”, afirma.
Na ocasião, Robson ainda discutiu com a ministra a implantação da Casa de Cultura de La Ceiba, importante cidade costeira do país.
Leia mais
Iphan e CAU-GO firmam parceria para preservação de prédios em Goiás