Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Celebração

Festival Bon Odori completa 23 anos de tradição japonesa em Goiânia

Evento continua neste sábado (23/8) | 22.08.25 - 23:43
Festival Bon Odori completa 23 anos de tradição japonesa em Goiânia Abertura do festival (foto: Alice Orth/A Redação)
José Abrão
 
Goiânia - Começou nesta sexta-feira (22/8) a 23ª edição do Bon Odori em Goiânia, na Vila Itatiaia. Realizado anualmente pela Associação Nipo Brasileira de Goiás e correalizado pela Embaixada do Japão no Brasil e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o festival reúne música, dança, culinária e artes japonesas, tendo por objetivo divulgar a cultura nipônica e fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Japão.
 
Realizado com a colaboração de mais de 500 voluntários, o festival em Goiânia é o maior Bon Odori fora do Japão. A festa, celebrada no Japão e por comunidades de imigrantes e seus descendentes em todo o mundo, homenageia os antepassados. Este ano, o tema é “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão” celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.
 
Jadir Matsuy, idealizador do evento, relata que esta festa milenar costumava ser um evento fechado, até que ele propôs abri-la à comunidade goianiense em 2003. "Desde então, foi um sucesso tão grande que há quatro anos os ingressos esgotam", conta. Para ele o aspecto religioso do festival é muito especial: "Bon significa reza e odori quer dizer dança. Aqui você reza para os espíritos dos seus antepassados para que eles possam vir e celebrar com você, é motivo de alegria", explica. Logo na entrada, há os incensos disponíveis para serem acesos para os espíritos.

Jadir Matsuy (Foto: José Abrão/A Redação)
 
Na noite desta sexta, diversas autoridades estiveram presentes no evento, como o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto. "Eu fico muito feliz em participar da maior festa Bon Odori fora do Japão que ocorre aqui em Goiás. Festa lindíssima, muita cultura, tradição, comida boa demais da conta. Venha participar!", convida. "Tive a oportunidade de destinar uma Emenda Impositiva para o clube para manter viva essa tradição. A comunidade japonesa em Goiânia é muito unida, muito forte e presta um serviço relevante para a nossa sociedade".

Deputados Delegado Eduardo Prado e Bruno Peixoto e a vice-prefeita Cláudia Lira (Foto: José Abrão/A Redação)
 
Outro parceiro do evento é o deputado estadual Delegado Eduardo Prado, que encabeçou projetos importantes junto à comunidade nipo-goiana, como a inclusão do Bon Odori no calendário oficial do Estado de Goiás e o Dia do Imigrante Japonês. "Isso aqui significa cultura. Nós temos uma grande amizade com a colônia japonesa e sou amigo pessoal do embaixador japonês, Teiji Hayashi, e ele sempre nos fala como o Bon 0dori de Goiás é o maior do mundo, e eu fico muito feliz com isso", reforça.

"É muito importante para a prefeitura estar próxima de todas as manifestações culturais de todos os segmentos. Isso não seria diferente com a colônia japonesa aqui em Goiânia, que tem uma grande relevância e realiza uma série de ações que contribuem [para a sociedade]", diz a vice-prefeita da capital, Coronel Cláudia Lira. "A associação já tem 69 anos e o Brasil e o Japão já são parceiros há 130 anos. Esse laço é muito importante para prefeitura: estamos nesse momento desenvolvendo com o Japão aplicativos de segurança para Goiânia", conclui.

Para todos os gostos
Como de costume, o evento deste ano reúne diversas apresentações cênicas e musicais tradicionais além de comidas típicas, artesanato e até mesmo camisetas, brinquedos e outras bugigangas baseados tanto em aspectos mais tradicionais - como bonsais - quanto mais populares - como animes e mangás - da cultura japonesa.
 
O jovem casal Daniel Asher, de 21 anos, e Raíssa Vitória, de 19 anos, visitaram o evento nesta sexta pela primeira vez, mas já tinham ouvido falar dele muitas vezes. "A gente gosta muito da cultura japonesa, de anime, da comida e sempre tivemos desejo de conhecer", relata Daniel.
Daniel e Raíssa (foto: José Abrão/A Redação)
 
Já os cosplayers Dalila de Paula Virgínia e King Arthur Lenox, por outro lado, já marcam presença de forma recorrente no festival, tendo inclusive contribuído para o aumento da participação de cosplayers no evento. "Acho que essa é minha sexta ou sétima vez. Eu acho muito importante ter um evento desse porte em Goiânia. Há muita gente que não conhece. É um evento que recebe muitos japoneses, vindos de fora, não é só para brasileiros", relata Dalila.

Os cosplayers King Arthur Lenox e Dalila (Foto: José Abrão/A Redação)
 
"Quando começamos a vir, havia pouquíssimo cosplay. Hoje essa comunidade cresceu e é muito valorizada aqui no evento", relata Lenox. "Esse evento é muito importante, pois fortalece a relação entre os dois países para os brasileiros aprenderem mais sobre a riqueza da cultura japonesa e a comunidade nipônica de fora conhecer um pouco da cultura brasileira", completa.
 
Com público estimado de cerca de 8 mil pessoas para os dois dias do evento, os ingressos já estão esgotados. Quem não puder ir pode acompanhar a transmissão ao vivo neste sábado (23/8) pelas redes sociais da Embaixada do Japão no Brasil com apresentação por Yudi Tamashiro.
 
No cardápio, estão novidades como o karaage (frango frito), gyudon (carne com arroz e molho agridoce), kare pan (pão crocante recheado com carne e legumes), oniguiri de salmão e shimeji (tradicional bolinho de arroz), além de dorayaki, Jelly Coffee e sorvete frito (doces japoneses).
 
Leia mais
Vila Cultural Cora Coralina abre exposição sobre os 30 anos do Goiânia Noise

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351