A Redação
Goiânia - A Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO) abre nesta quinta-feira (14/8), às 20h, o 10º Encontro Brasileiro de Trompas, com um concerto especial que destaca a versatilidade e a expressividade do instrumento, no Teatro Basileu França. Com entrada gratuita, a apresentação será regida pelo maestro Eliel Ferreira e terá como solista o aclamado trompista norte-americano David Cooper, principal associado da Filarmônica de Los Angeles.
Esta é a primeira vez que Goiânia sedia o encontro, promovido pela Associação de Trompistas do Brasil (ATB), que busca incentivar a performance, o ensino e a produção de literatura especializada sobre o instrumento. O evento chega à sua décima edição, reunindo artistas, professores e estudantes de trompa de todo o país.
O maestro Eliel Ferreira, associado da OSGO, é reconhecido por sua atuação à frente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual já realizou turnês na China e Europa. Sua regência combina rigor técnico e sensibilidade artística, conduzindo a orquestra em um programa que transita do barroco ao século XX com energia e refinamento. O trompista norte-americano David Cooper é músico de carreira internacional que já integrou orquestras como a Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de Chicago, além de atuar como convidado em grupos renomados como a Filarmônica de Nova York e a Orquestra de Câmara de Saint Paul.
O concerto é uma realização da Orquestra Sinfônica de Goiânia, por meio da Prefeitura de Goiânia e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e conta com parcerias do Instituto Orquestra Cidadã (IOC), Governo de Goiás, Universidade Federal de Goiás e Escola do Futuro em Artes Basileu França.
Programação
O concerto abre com “Procissão dos Nobres”, de Rimsky-Korsakov, em arranjo para oito trompas, tuba, tímpano e percussão. Originalmente composta para a ópera Mlada (1890), a peça é marcada por caráter cerimonial e riqueza tímbrica, evidenciando o brilho e a imponência dos metais. Na sequência, o público ouvirá o Concerto para Trompa e Orquestra de Christoph Förster, compositor alemão do final do período barroco e início do clássico. A obra será interpretada por David Cooper.
Encerrando o concerto, a Sinfonia nº 10 em Mi menor, Op. 93, de Dmitri Shostakovich, composta entre 1946 e 1953, período marcado pela repressão política soviética. A obra é interpretada como um retrato sonoro dos anos de terror sob Stalin, mesclando momentos de tensão, lirismo e triunfo. Em seus quatro movimentos, alterna marchas e valsas com passagens dramáticas, culminando em um final vigoroso que simboliza resistência e superação.
Serviço
Assunto: Concerto de abertura do 10º Encontro Brasileiro de Trompas
Data: 14 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Basileu França - Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário