A Redação
Goiânia - Durante o mês de agosto, o Centro-Oeste terá uma agenda especial para celebrar o Mês do Patrimônio em 2025. Com o tema “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de suas Superintendências localizadas em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, preparou diversas atividades que valorizam e aproximam a população da riqueza dos patrimônios históricos e culturais brasileiros presentes na região.
É no dia 17 de agosto que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, uma homenagem ao advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do Iphan em 1937.
A programação reúne oficinas, visitas guiadas, apresentações teatrais e musicais, em uma grande celebração. As ações acontecerão em diferentes cidades, com atividades gratuitas e abertas ao público.
Destacam-se a “Rota do Patrimônio Circuito Arquitetura” em Goiânia (GO), com visita guiada no centro histórico, o “Educa Iphan Noturno”, caminhada guiada realizada na área tombada de Campo Grande (MS), com foco na valorização do patrimônio e da arquitetura ferroviária da cidade, e a Oficina de fabricação de tijolos de adobe em Cuiabá (MT).
Confira a programação completa aqui.
Em Goiânia, por exemplo, ocorre, no dia 20 de agosto, um circuito de paisagem urbana pela chamada 'rota do patromônio". A saída está marcada para às 16h e a comcentração será na Rua 82 (Praça Cívica) nº 210, Centro.