A Redação
Goiânia - A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza o concerto de encerramento do Festival Estação da Inovação, neste sábado (9/8), às 16h, no Teatro Basileu França, em Goiânia. Com expectativa de público de duas mil pessoas, o festival tem início nesta quinta-feira (7/8). A entrada é gratuita.
A primeira peça musical a ser apresentada é uma Bossa Nova Medley, isto é, uma obra que combina diferentes canções e melodias de diversos compositores, como João Gilberto, Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, entre outros. A escolha das músicas e a forma como são conectadas no medley criam uma experiência musical agradável e interessante para o ouvinte.
Na sequência vem “Bolero”, obra musical de um único movimento criada por Maurice Ravel. Originalmente composta para um balé, a obra, que teve sua première em 1928, é considerada a obra mais famosa de Ravel.
Em seguida, é a vez da ópera “O Guarani”, criada por Carlos Gomes e baseada no livro homônimo de José de Alencar, que foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior. Carlos Gomes começou sua composição entre 1867 e 1868, mas ela só foi finalizada mais tarde e teve sua estreia no dia 19 de março de 1870, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália.
Finalizadas essas três obras, o público vai conferir “Noites Goianas”, do compositor Joaquim Santana, que foi o Hino do Estado de Goiás de 1919 a 2001, e com a Sertanejo Medley, que reúne canções de diversos compositores sertanejos em uma única peça musical. “Vamos fechar este festival com chave de ouro, prestigiando uma das orquestras mais reconhecidas do Brasil”, afirma o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.
O festival
Com o tema “Futuro em movimento: inovação que transforma negócios, cidades e pessoas”, o Festival Estação da Inovação terá três dias intensos de programação relacionada a inovação, negócios e cultura. O evento gratuito, realizado no Hub Goiás, terá oficinas, batalhas de startups, exposições tecnológicas, arena de robótica, experiências imersivas e atrações culturais, com o objetivo de inspirar, capacitar e impulsionar os participantes a pensarem em como transformar seu futuro e o estado.
A programação também terá oficinas de robótica e palestras voltadas para inteligência artificial, além de uma vasta agenda de atividades culturais, como oficinas de RPG e grafite, estação de jogos digitais e de tabuleiro e apresentações de dança. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo
site, que também contém a programação completa.
Serviço
Assunto: Filarmônica se apresenta no Festival Estação da Inovação, que se estende dos 7 a 9 de agosto
Quando: Sábado (9/8), às 16h
Onde: Teatro Basileu França, Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário – Goiânia (GO)