A Redação
Goiânia - A obra Solo Goiano, produzida pelo artista vilaboense Siron Franco, está aberta para visitação no Palácio Conde dos Arcos, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de Goiás. A peça integra as celebrações pelos 300 anos da antiga capital do Estado e é um tributo à riqueza histórica, natural e simbólica do território goiano.
Composta por mais de 16 mil pedras preciosas e semipreciosas extraídas da própria região, Solo Goiano apresenta uma maquete em escala da fundação da cidade, com dimensões de 1,70m por 2,40m. Desenvolvida ao longo de cerca de um ano, a obra reúne elementos naturais do Cerrado e é inspirada em um mapa da época da fundação da antiga Vila Boa. O trabalho também incorpora pedras coletadas em prédios históricos da cidade de Goiás, encontradas durante os recentes processos de restauração realizados pelo governo estadual.
A instalação da peça no Palácio Conde dos Arcos exigiu uma operação logística minuciosa, conduzida por uma equipe especializada composta por técnicos em arte, profissionais de transporte, segurança e com o apoio do Corpo de Bombeiros. Devido às dimensões da obra e da estrutura de acrílico que a protege, a sala escolhida para sua exposição foi uma das mais próximas à entrada do palácio, garantindo a preservação de sua integridade.
Serviço
Obra: “Solo Goiano”, de Siron Franco
Local: Palácio Conde dos Arcos – cidade de Goiás
Entrada: Gratuita