A Redação
Goiânia - O Teatro Basileu França recebe, entre os dias 4 e 8 de agosto, a V Oficina Dalcroze para Professores de Artes, com o professor Iramar Eustachio Rodrigues, da Suíça. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio de emenda da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, e do Instituto Orquestra Cidadã com o apoio da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França. As inscrições são gratuitas.
A oficina tem como objetivo principal capacitar professores de artes por meio da metodologia Dalcroze, promovendo o desenvolvimento da percepção musical, da consciência corporal, da expressão rítmica e da criatividade. Busca-se, com isso, integrar movimento e som como ferramentas pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem artístico e interdisciplinar.
A programação será composta por três eixos:
- estudo prático da pedagogia Dalcroziana para professores de artes;
- aplicação prática com crianças da Orquestra Infantil Mozart e do projeto Arte Educação.
- tividades pedagógicas específicas para os professores participantes.
A V Oficina Dalcroze para Professores de Artes será oferecida gratuitamente, sendo aberta à comunidade de professores de artes. A participação está condicionada à disponibilidade de vagas, e as inscrições serão efetivadas por ordem de recebimento, até o preenchimento do limite definido pela organização.
Sobre Iramar Eustachio Rodrigues
Iramar Eustachio Rodrigues reside em 13 Chemin Charles Borgeaud, em Genebra, Suíça é pianista, formado pelo Conservatório de Uberlândia, e cravista graduado pelo Conservatório Popular de Música de Genebra. Além disso, é especialista em Educação Musical pela Facultad de Artes de la Universidad de Chile (Santiago de Chile) e mestre pelo Instituto Dalcroze de Genebra, com autorização para ministrar a Metodologia Dalcroze Rítmica, Solfejo e Improvisação Instrumental em todos os níveis. Foi contemplado com o Prêmio de Pedagogia do Instituto Dalcroze de Genebra e atuou como vice-presidente da Federação Internacional de Mestres de Rítmica Dalcroze, representando 26 países.
Leia mais:
Museu de Arte de Goiânia celebra obra de Waldomiro de Deus
Basileu França é tetracampeão no maior festival de dança do mundo
Ao longo de mais de 40 anos, ele tem trabalhado com a metodologia Dalcroze em diversos países, incluindo Argentina, Uruguai, Brasil, Peru, Colômbia, Porto Rico, México, República Dominicana, Estados Unidos da América, Taiwan, Japão, França e Suíça. Há 50 anos, Iramar ministra palestras sobre a metodologia Dalcroze em várias cidades e festivais de música brasileiros, destacando-se o Festival de Música de Ourinhos, Piracicaba, Santa Maria, Goiânia, Uberlândia, Ouro Preto, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, entre outras. Atualmente, ele é professor no Instituto Dalcroze em Genebra, Suíça, professor certificador no Chile, Barcelona, e no curso Master em Música da Universidade Jaime I de Castellon, Espanha. Ele é natural de Abadia dos Dourados (MG), Brasil.
Serviço:
V Oficina Dalcroze para Professores de Artes
Local: Teatro Escola Basileu França- Avenida Universitária 1750, Setor
Leste Universitário
Data: 04 a 08 de agosto de 2025
INSCRIÇÕES Gratuitas: institutoequestracidada.org ou institutoequestracidada@gmail.com
Os interessados também deverão preencher o formulário de inscrição disponível no
link