Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

''Ontem, Hoje e Sempre''

Cidade de Goiás recebe exposição em homenagem a Elder Rocha Lima

Mostra é parceria com o Instituto Biapó | 21.07.25 - 16:23 Cidade de Goiás recebe exposição em homenagem a Elder Rocha Lima (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - 
O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e o Instituto Bertran Fleury promovem a exposição Elder Rocha Lima: Ontem, Hoje e Sempre. A abertura será nesta sexta-feira (25/7), às 11h, no Instituto Biapó, na cidade de Goiás.
 
Serão apresentados desenhos, pinturas, aquarelas, pertences e o projeto de sua autoria da Arcada do Tricentenário, monumento a céu aberto criado para registrar os 300 anos da cidade de Goiás, feito de aço corten e madeiramento de aroeira reaproveitada, cercado por ipês de todas as cores.
 
O artista
O pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, escritor, artista gráfico e professor Elder Rocha Lima nasceu na cidade de Goiás em 1928. Iniciou-se nas artes visuais por meio de uma epifania ao se deparar com o desenho de Octo Marques na casca de um ovo de ema, disposto sobre a mesa de sua casa no Largo do Moreira, onde entrara em uma brincadeira de menino. 

Leia mais:
Goiânia recebe exposição comemorativa dos 167 anos da Polícia Militar
 
Como na época ainda não havia curso de artes no Brasil, Elder estudou arquitetura no Rio de Janeiro e se tornou professional de destaque, com projetos seminais como a antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e a sede do Grupo Jaime Câmara, entre várias outras obras espalhadas em Goiás e no Distrito Federal.
 
Foi arquiteto sem nunca deixar de ser pintor. Mais recentemente, voltou à cidade de Goiás onde montou seu ateliê nas encostas do Morro do Padre Arnaldo, junto ao Memorial Paulo Bertran, do Instituto Bertran Fleury. 
 
Realizou inúmeras exposições e recebeu diversos títulos, prêmios e distinções, entre eles, o de Doutor Honoris Causa, concedido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Entre suas últimas atividades, realizou uma mostra individual no Museu de Arte de Goiânia
(MAG), outra na Alemanha e a ilustração do Calendário Cultural do Instituto Biapó, com tipos populares da cidade de Goiás, tendo revertido seu cachê para o Asilo São Vicente de Paula.
 
Nas palavras de Elder Rocha Lima, publicadas no Jornal O Popular, de 26 novembro de 1989: “Sob o ponto de vista técnico três elementos me fascinam e me ajudam a atingir o objetivo – uma composição rigorosa, um colorido forte e a obtenção de efeitos de matéria. Talvez sejam esses os únicos elementos 'eruditos' de meu trabalho de pintor...Quando quero representar, ou melhor, quando quero interpretar qualquer coisa, necessito ter uma relação emotiva com essa coisa, seja uma paisagem, uma figura humana ou uma fruta sobre uma mesa. Quando pinto uma paisagem de Goiás, pinto-a porque ela está presa na minha memória sob uma forma muito emotiva”.
 
A vida e história de um dos maiores nomes das artes visuais em Goiás, falecido em outubro de 2024, aos 96 anos, será celebrada nesta mostra gratuita, que retrata o modo como o artista transportou para as telas as paisagens, o cotidiano dos goianos e as belezas do Cerrado.
 
Serviço:
Evento: Exposição em homenagem a Elder Rocha Lima: Ontem, Hoje e Sempre
Abertura: 25 de julho
Horário: 11h
Local: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – Goiás)
Realização: Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina, Instituto Bertran Fleury.
Parceria: Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni, Fundação Frei Simão Dorvi, Associação Casa Goiandira do Couto, Organização Vilaboense de Arte e Tradição (OVAT), gabinete Literário Goyano, Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.
Apoio: Prefeitura Cidade de Goiás, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Cultura


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351