A Redação
Goiânia - A cidade de Goiás recebe neste sábado (12/7) mais uma edição do projeto Diálogos Musicais, promovido pelo Instituto Biapó e pelo Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc-Goiás). O evento apresenta uma experiência única de violão com os músicos premiados e professores do Instituto Federal de Goiás (IFG), João Henrique Cardoso e Maurício Mendonça, em um repertório que atravessa fronteiras, unindo tradições do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. As apresentações ocorrem às 17h (Hospital São Pedro - exclusivo para pacientes) e às 21h30 (Instituto Biapó).
O programa, cuidadosamente selecionado, destaca obras de grandes compositores como Carlos Aguirre, Carlos Moscardini, Juan Rodriguez, Javier Contreras, Agustin Barrios, Tom Jobim, Radamés Gnattali, Sérgio Assad, Egberto Gismonti e do próprio João Henrique Cardoso. Prepare-se para uma viagem sonora onde cada acorde revela a unidade e a beleza do nosso continente.
O repertório é composto pelas seguintes composições: El mirador de los sonadores - Javier Contreras (1983) (Chile); Romanza - Carlos Aguirre (1965) (Argentina); Milonga de un entrevero - Carlos Moscardini (1959) (Argentina); Estudo 5 - Radamés Gnattali (1906-1988); Aos que não vieram - João Henrique Cardoso; La Despedida - Juan A. Rodriguez (1883-1944) (Chile); El último trêmolo - Agustin Barrios (1885-1944); A felicidade - Tom Jobim (1927-1994) Arranjo: Roland Dyens; Suite Summer Garden Opening Farewell the Friends the Old Man Butterflies - Sérgio Assad (1952); Água e vinho - Egberto Gismonti (1947).
Sobre os músicos
João Henrique Cardoso e Maurício Mendonça se encontraram no Mestrado em Performance Musical da Universidade Federal de Goiás (UFG) e logo reconheceram a afinidade que culminou em uma viagem por terra até o extremo sul do nosso continente, Ushuaia. Nessa experiência, as paisagens musicais foram redefinidas e intensificadas, o que contribuiu para o processo de reconhecimento do trabalho dos artistas além das fronteiras.
João Henrique Cardoso atualmente é doutorando em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em música – Performance Violão pela Universidade Federal de Goiás, bacharel e licenciado em Música – violão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente em performance musical, realizando recitais solo e camerísticos. Premiado como violonista em concursos, realizou aperfeiçoamento artístico com importantes violonistas do cenário nacional e internacional. Mantém uma agenda de apresentações e concertos em festivais de música, exposições artísticas e eventos acadêmicos relacionados ao violão. Lançou dois álbuns: My Favorite Works for Solo Guitar (2021) e Suite & Sonata (2023). É autor de livros e artigos relacionados à performance e ao ensino do violão. No magistério, é professor efetivo do Instituto Federal de Goiás desde 2016.
Maurício Mendonça é mestre em performance pela UFG, bacharel em Música - violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuou como docente nos cursos de música na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na UFPel. Premiado como compositor e violonista, reúne inúmeros concertos como solista e em formações camerísticas. Realizou aperfeiçoamento artístico na Argentina, estreitando laços com o violão latino-americano.
Atualmente, é professor efetivo no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, onde orienta novos musicistas e educadores musicais. No segundo semestre do ano de 2022, passou a integrar o Goyania - Quarteto de Violões, ao lado dos violonistas Felipe Valoz, João Henrique Cardoso e Gustavo Amui. O referido grupo musical de câmara tem se apresentado regularmente em recitais e eventos específicos, tanto em ambientes acadêmicos quanto em consonância com um público diversificado. O repertório musical desenvolvido pelo Quarteto de Violões Goyania visa, sobretudo, ampliar a fruição artística a partir da sonoridade do violão.
Serviço:
Diálogos Musicais - João Henrique Cardoso e Maurício Mendonça
Data: 12 de julho
Horários: 17h (Hospital São Pedro - exclusivo para pacientes) e 21h30 (Instituto Biapó)
Local: 17h (Hospital São Pedro, R. Couto Magalhães - Centro, Goiás) – 21h30 (Instituto Biapó – Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – Goiás)
Realização: Sesc e Instituto Biapó
Apoio: Rádio Nova Fogaréu, Museu Casa de Cora Coralina, Restaurante Flor de Ipê e Mulheres Coralinas