Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Artes visuais

Pesquisa da UFG faz cartografia da obra do fotógrafo goiano Samuel Costa

Artista era natural de Jataí | 15.05.25 - 11:44 Pesquisa da UFG faz cartografia da obra do fotógrafo goiano Samuel Costa Autorretrato de Samuel Costa feito em Paris (Foto: acervo do MIS-GO)A Redação
 
Goiânia – Descrito como "polêmico e ousado" pela pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Keith Valéria Tito no contexto do Festival Goyazes de Fotografia, o artista Samuel Costa, natural de Jataí, traz à tona em suas capturas o corpo, o sujeito homoerótico e as sutilezas do universo masculino.
 
O acervo do fotógrafo está preservado no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO), localizado na Praça Cívica, em Goiânia – instituição onde Keith já foi diretora. Essa proximidade, segundo a autora, a levou a desenvolver sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG, orientada pelo professor Samuel José Gilbert de Jesus e defendida em 2024.
 
"Fui servidora do MIS por quase duas décadas. Acompanhei a chegada do arquivo Samuel Costa à instituição e todo o processo de musealização, que envolve ações de conservação, catalogação, pesquisa e comunicação", conta.
 
Nascido no interior de Goiás, o fotógrafo viveu em Goiânia até meados de 1970, quando começou a se interessar pelo ramo e iniciou suas produções em 1975, ao mudar-se para Paris. Uma de suas primeiras câmeras foi uma Kodak e, em seu processo criativo, arriscava-se a produzir fotos variadas, reveladas dentro de um guarda-roupa.
 
Segundo Keith, Samuel Costa "foi um fotógrafo autodidata, gay, com formação religiosa evangélica que, ao se mudar para Paris, profissionalizou-se e se dedicou a fotografar temáticas como o nu masculino e o homoerotismo, temas tabus para o universo anteriormente vivido por ele".
 
Keith ainda observa que sua obra é marcada por "silenciamentos" e barreiras sociais, aspectos que prejudicaram sua difusão. Para a pesquisadora, o trabalho visual de Samuel Costa é relevante nos dias de hoje e merece maior visibilidade.
 
Homoarte
Parte da produção do artista, analisada por Keith no contexto da tese, enquadra-se no que pode ser denominado como "homoarte". De acordo com o teórico Wilton Garcia, utilizado pela pesquisadora em seu estudo, o significado do termo refere-se "à sua designação para a arte homoerótica, para a arte gay, lésbica ou queer". Em outras palavras, trata-se de um conceito voltado para a produção artística inserida no contexto das identidades LGBTQIA+.
 
As produções de Samuel Costa não compartilham do mesmo estilo cultivado por outros fotógrafos goianos catalogados no MIS. Keith disseca essa característica em sua pesquisa e comenta que "a coleção se destaca em detrimento das demais, que, em sua maioria, são compostas por fotos produzidas pelos pioneiros da fotografia de Goiânia, entre as décadas de 1930 a 1950, cujas temáticas são voltadas para narrativa de uma história oficial".
 
Segundo a pesquisadora da UFG, essas composições sobre a história oficial da capital goiana "mostram a construção e o desenvolvimento da cidade por meio de suas vistas urbanas, dos eventos políticos e socioculturais e, ainda, pelos retratos de personalidades políticas e seus familiares". Samuel Costa, ao contrário, buscou, entre outros temas, retratar a nudez e os corpos masculinos erotizados, dialogando com fotógrafos em âmbito nacional, como Alair Gomes, e internacional, como Robert Mapplethorpe.
 
Para além da arte queer, nas décadas de 1970 e 1980, Samuel Costa fotografou personalidades do mundo da música, das artes plásticas, da literatura brasileira e da filosofia. Entre essas figuras estiveram Jürgen Habermas, Serge Gainsbourg, Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Maria Pacheco, Christo, Cecilia Meireles e Jorge Amado.
 
Leia mais
Orquestra Filarmônica de Goiás promove concerto com Alexander Hueshoff

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351