Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Fernanda Montenegro lê crônica de Drummond para o Dia das Mães. (Foto: Reprodução) São Paulo - A atriz Fernanda Montenegro aproveitou este domingo (11/5), para compartilhar uma leitura de Carlos Drummond de Andrade em seu perfil no Instagram. A dama da dramaturgia brasileira publicou um vídeo em que lê a crônica Mãe, texto publicado pelo cronista mineiro seis anos após a morte de sua própria mãe, Julieta Augusta Drummond de Andrade, em 1948.
"Esta é uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre mãe e filho. Mas eu diria mãe... é, e filhos. É de 1954", explica a atriz, antes de iniciar a leitura.
No texto, Drummond relembra a vida de sua mãe e os momentos marcantes que viveu com ela também ao lado de seu pai, o fazendeiro Carlos de Paula Andrade, que morreu em 1931. Os dois tiveram juntos 14 filhos, entre os quais está o poeta.
"Pouco pensei em ti hoje do muito que gostaria de pensar. Tua lembrança caminhou algum tempo comigo, mas era antes o desejo seu de uma convivência mais íntima repetida e tranquila com a tua essência que mantenho tão abafada sob interesses imediatos", diz um trecho da crônica. "Perdoa-me não amar-te como queria, tanto mais quanto sou eu mesmo que me reduzo e me empobreço com esta falta."
Nascido em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902, Carlos Drummond de Andrade é um dos poetas e cronistas mais influentes do Brasil no século XX, considerado um dos grandes autores do modernismo. Ele morreu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987. (Agência Estado)