A Redação
Goiânia - Entre ritmos regionais e arranjos contemporâneos, a música do Cerrado brasileiro traça uma travessia s onora pelo Atlântico na turnê 30 Anos na Europa, da cantora Maria Eugênia O projeto - também intitulado de Canta Brasil - propõe um diálogo vivo entre a diversidade das canções nacionais e as tradições lusitanas. Ao lado dos violonistas Luiz Chaffin e Pedro Braga e do percussionista Edilson Morais, ela vai comemorar suas três décadas de carreira com seis apresentações em palcos de Portugal e Espanha.
A estreia da turnê acontece no dia 23 de maio, em Portugal, na Casa da América Latina, em Lisboa. As apresentações continuam, no dia 27 de maio, no Palácio Penafiel, sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e, em 28 de maio, no auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona.
"O projeto conta com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAC) e com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, viabilizado pelo Governo do Estado de Goiás, por meio do edital Goiás Mundo Afora 2024 da Secretaria de Estado da Cultura."
Portugal
Em solo português, os shows terão uma participação especial. O Embaixador brasileiro Lauro Moreira entra em cena para interpretar poemas de autores dos dois países. Reconhecido por sua atuação na promoção da cultura lusófona pelo mundo, ele trará uma fusão única de textos literários com o repertório musical do show.
Espanha
Em junho, Maria Eugênia segue para a região da Galícia, na Espanha, onde fará shows na cidade de Pontevedra, nos dias 5, 6 e 7. A última parada será no Festival de Percusión e Cultura Afrobrasileira, em Marín. Em sua equipe, para a turnê europeia, a cantora também conta com a presença do técnico de som, Leo Bessa e da produtora Adriana Parreira.
Entre o vento do Cerrado e a brisa do Atlântico
Uma referência da música do Brasil Central, Maria Eugênia tem se destacado, ao longo de sua carreira, por aliar clássicos da MPB a composições de artistas do Cerrado. Na nova turnê, a cantora preserva essa essência e aposta na conexão da identidade brasileira à herança de Portugal.
No repertório, o estilo musical português se encontra com a musicalidade do interior do Brasil em canções como o Fado de Vila Boa, inspirada na cidade de Goiás, onde a influência da colonização portuguesa ainda é marcante.
O público vai conferir também a icônica Companheiro, tema da novela Araguaia, sucesso na rede Globo, em 2010. O espetáculo trará ainda sambas como Brasil Pandeiro e Flor de Lis, o mineiro Chazinho com Biscoito, baiões como Qui Nem Jiló, de Luiz Gonzaga, e Se Correr o Bicho Pega, de Juraíldes da Cruz, além de clássicos como Geni e o Zepelim e Vira Virou, de Kleiton e Kledir.
Tudo começa por Portugal
Maria Eugênia comenta que a decisão de realizar a turnê de 30 anos em Portugal e na Espanha foi carregada de significados. Ela quis revisitar e homenagear países que impulsionaram sua trajetória internacional.
Tudo começou com a boa receptividade ao disco Pindorama lançado, em 1997, que lhe rendeu convite para cinco apresentações durante a EXPOLisboa, em 1998. Durante essa passagem, ela conheceu o embaixador Lauro Moreira, com quem realizou uma jornada de divulgação da cultura brasileira pelo mundo, com o espetáculo “Uma Viagem Através da Música do Brasil”.
Esse projeto percorreu a América Latina, América Central e Europa, com apresentações no Paraguai, Uruguai, Argentina, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Alemanha, México, Cuba, Jamaica, Venezuela, Marrocos, França e Espanha. Ao final, foram gravados um disco, ao vivo, em Goiânia, em 2000, e um DVD, no Teatro da Trindade, em Lisboa, em 2008.
Em reconhecimento a essa atuação internacional, Maria Eugênia tornou-se a primeira mulher do Estado de Goiás a receber o título de “Oficial da Ordem do Rio Branco”, concedido pelo Itamaraty, pelos serviços prestados ao Brasil no exterior.
A produtora Adriana Parreira reforça que esse projeto de celebração dos 30 anos de carreira da cantora busca fortalecer os laços culturais entre o Brasil e a Europa e promover a diversidade musical da América Latina. “Desde que esteve em Portugal pela primeira vez, Maria Eugênia vem construindo um relacionamento contínuo com o público português. Por isso mesmo, o carinho pelos espaços e pelas pessoas da Europa envolvidas nessa iniciativa é muito grande”.
Além dos shows, durante a temporada em Portugal e Espanha, a cantora e os músicos Luiz Chaffin, Pedro Braga e Edilson Morais vão realizar workshops musicais para facilitar o intercâmbio entre artistas brasileiros e pesquisadores europeus.
Quando regressar a Goiânia, sua cidade natal, Maria Eugênia fará uma aula-show gratuita para compartilhar as experiências adquiridas na Europa com artistas locais e estudantes de música. Essas duas atividades, segundo ela, visam fomentar a internacionalização de carreiras artísticas e divulgar as oportunidades culturais em outros países.
Serviço: Show Maria Eugênia: Turnê 30 Anos - Europa
Lisboa, Portugal
23 de maio - Casa da América Latina, às 20 horas.
27 de maio - Palácio Penafiel , sede da CPLP, às 15 horas.
28 de maio - Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona, às 20 horas.
Galícia, Espanha
5 de junho - Praça Méndez Nunez, em Pontevedra, às 20 horas.
6 de junho - Jardín del Soho de Salvatierra de Miño, em Pontevedra, às 18 horas.
7 de junho - Festival de Percusión e Cultura Afrobrasileira, em Marín, às 16h20.