A Redação
Goiânia – A cidade de Aparecida de Goiânia recebe, entre os dias 14 e 16 de maio, o Festival Curta Aparecida, no Jardim Buriti Sereno. O evento traz a exibição de filmes e oficinas de formação cinematográfica. Foram mais de 400 inscritos nesta edição.
Dividido em três mostras – Mostra Aparecida, Mostra Documentário e Mostra Animações –, o festival oferece uma janela para olhares plurais. A Mostra Aparecida, por exemplo, exibe produções realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo em Aparecida de Goiânia, contemplando também a projeção de médias-metragens e demais produtos audiovisuais do edital 06/2023, valorizando a criatividade local e os frutos de políticas públicas de fomento à cultura.
Já os documentários e animações apresentam um panorama da produção independente brasileira, com destaque para obras potentes, como Confluências (PI), que mergulha nas cosmologias quilombolas com a poesia de Nêgo Bispo; Luis (MA), um retrato comovente e bem-humorado do cotidiano nas periferias brasileiras; e Terrão – Paixão pela Várzea (GO), que celebra a alma do futebol de várzea goiano.
A proposta Stop Motion em Sala de Aula: Narrativas em Movimento capacita docentes de três escolas públicas a utilizarem o celular como ferramenta criativa e pedagógica. A ideia é que esses professores se tornem multiplicadores do cinema em suas comunidades, promovendo a produção de pequenas histórias animadas com os próprios alunos.
Além disso, o festival promove oficinas para a constituição de cineclubes em Pontos de Cultura da cidade. A formação contempla desde a história do movimento cineclubista no Brasil até técnicas práticas de exibição, curadoria, divulgação e sustentabilidade — um verdadeiro passo para consolidar o cinema como instrumento comunitário e permanente.
Serviço
Festival Curta Aparecida
Datas: 14 a 16 de maio
Local: Escola do Futuro do Estado de Goiás Luiz Rassi (R. Raínha Elisabete, S/N - Jardim Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia)
Ingressos: Gratuitos (não é necessária a retirada)
Outras ações:
Formação para o cineclubismo: O cinema como dispositivo comunitário
- Ponto de Cultura Coletiva Preta (17h às 21h)
- Ponto de Cultura Vila Alzira (8h às 12h)
- Ponto de Cultura Rosa dos Ventos (17h30 às 21h30)
Encontro de Gestão Cultural: Criatividade e Inteligência Artificial
Oficinas Stop motion em sala de aula: narrativas em movimento
- Colégio Estadual José Bonifácio
- Escola Mun. de Tempo Integral Professora Vinovita Guimarães da Silva
- Escola do Futuro Luiz Rassi
Mais informações
Leia mais
Secult Goiás e Fiocruz firmam parceria para exibição de filmes do Fica