A Redação
Goiânia - Com a conquista de dois dos três prêmios do Brasil no Youth America Grand Prix (YAGP), a mais importante competição de balé juvenil do mundo, três bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França se destacaram no evento, que foi encerrado no domingo (27/4), em Tampa, nos Estados Unidos. Na categoria Sênior Pas de Deux, a dupla Marcus Vinícius Chagas Rufino e Martina Ines Sanchez Tolaba levou o 1º lugar no Contemporâneo, além de figurar no Top 12 no Clássico. Já Samuel Almeida Lima Araújo conquistou o 2º lugar na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino. Um aluno de uma escola privada de São Paulo obteve o 3º lugar na categoria Júnior.
A competição reuniu, na Flórida, 2,5 mil jovens bailarinos e bailarinas provenientes de 35 países, de 5 continentes, entre os dias 20 e 27 de abril. Além dos prêmios, alunos da EFG em Artes Basileu França também ficaram entre os melhores classificados em outras categorias: Martina Tolaba ficou no Top 12 na categoria Sênior Feminina; na categoria Pré-Competitive (abaixo de 12 anos), Nicolas Laitano Librais entrou para o Top 12 no Clássico Masculino; e Yasmin de Souza Silva alcançou o Top 24 no Clássico Feminino.
“Com esses três prêmios, nossos alunos alcançam a marca de 36 prêmios nas principais competições de balé do mundo desde 2023, o que faz do Basileu França a principal escola de formação técnica em balé do Brasil. Isso é resultado dos investimentos feitos pela administração do governador Ronaldo Caiado na instituição, que oferece ensino gratuito e de alta qualidade a seus alunos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto. A pasta é responsável pela escola.
Seleção O YAGP é uma competição voltada para bailarinos entre 9 e 19 anos e tem seletivas em todo o mundo, que culminam na grande final, encerrada no domingo. Neste ano, a EFG Basileu França teve 12 alunos selecionados para a final, o maior número de todas as edições e a maior delegação brasileira da competição, sendo a única escola pública classificada (14 escolas privadas de outros estados dividiram as outras 17 vagas).
Durante o evento, os participantes vivenciam uma intensa imersão na dança, com aulas, ensaios e apresentações, proporcionando uma experiência internacional de alto nível e reconhecimento global. Os ganhadores recebem bolsas de estudo em grandes companhias de dança do mundo, sendo 17 em cidades norte-americanas e seis em outros países.
Para a diretora artística de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, o resultado não é surpresa. “Esse resultado vem sendo construído há anos, com muita dedicação, suor e trabalho intensivo juntamente com os estudantes. Nos preocupamos com cada detalhe, inclusive com o bem-estar de nossos artistas. É por isso que somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade na formação técnica e integral de nossos estudantes”, explica.
Eficiência Desde 2005, a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França tem conquistado prêmios no YAGP, o que comprova a eficiência de seu processo formativo. A EFG Basileu França é uma unidade do Governo de Goiás, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, é gerida, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, via Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).
Saiba mais Confira os resultados da delegação goiana no YAGP
1º lugar na categoria Pas de Deux Sênior Contemporâneo: Martina Ines Sanchez Tolaba e Marcus Vinicius Chagas Rufino
2º lugar na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino: Samuel Almeida Lima Araújo
Top 12 na categoria Sênior Feminina: Martina Ines Sanchez Tolaba
Top 12 na categoria Pas de Deux Sênior Clássico: Martina Ines Sanchez Tolaba e Marcus Vinicius Chagas Rufino
Top 12 na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino: Nicolas Laitano Librais
Top 24 na categoria Pré-Competitive Clássico Feminino: Yasmin de Souza Silva