Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tradição

Tradicional Procissão do Fogaréu ilumina a cidade de Goiás

Encenação completou 280 anos | 17.04.25 - 09:46
Tradicional Procissão do Fogaréu ilumina a cidade de Goiás Procissão do Fogaréu (Foto: Leo Iran)A Redação
 
Goiânia – A Procissão do Fogaréu, que completa 280 anos de história, iluminou a histórica cidade de Goiás na madrugada desta quinta-feira (17/4), reunindo fé e tradição. O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, acompanharam de perto a celebração cristã, assim como milhares de devotos, turistas e moradores do município.
 
Ao acompanhar de perto a encenação da caçada e prisão de Jesus Cristo, o chefe do Executivo estadual destacou a grandiosidade e o simbolismo da manifestação. “O ato da Procissão do Fogaréu traz a nossa cultura e história de forma que é reconhecida nacionalmente. Por mais um ano tive a felicidade de acompanhar essa encenação, da qual participo desde a infância”, afirmou Caiado.
 
A Procissão do Fogaréu tem início em frente ao Palácio Conde dos Arcos e percorre as ruas de pedra e becos da cidade, reproduzindo a prisão de Jesus pelos soldados romanos. A tradição é realizada em Goiás desde 1745, quando foi trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola e foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado em 2023.
 
“Hoje, quarta-feira Santa, é um momento histórico na Cidade de Goiás. A Procissão do Fogaréu acontece também na Espanha e em Portugal, mas no Brasil apenas neste município”, relatou Gracinha Caiado.
 
O vice-governador Daniel Vilela definiu a procissão como sendo a “mais tradicional” de Goiás. “É uma atividade cultural do nosso estado que é reconhecida e até transmitida para o Brasil inteiro”, ressaltou.
 
Investimento
Neste ano, a manifestação cultural conta com apoio direto do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Goiás), no valor de R$ 200 mil. O valor foi destinado para a estrutura do evento, como palco, iluminação e sonorização. Além disso, a Semana Santa também foi contemplada no Programa Goyazes, com o incentivo de R$ 199 mil e patrocínio da Equatorial Energia.
 
Fogaréuzinho
Na parte da tarde, o momento de procissão foi para as crianças. O chamado Fogaréuzinho é promovido pela escola Letras de Alfenim, em celebração à Semana Santa, em um cortejo realizado antes da tradicional Procissão do Fogaréu.
 
O objetivo é incluir os pequenos na celebração que reúne fé, tradição e folclore na antiga Vila Boa. A caminhada percorre diferentes pontos da cidade com as crianças vestidas de farricocos, com tochas feitas de garrafas plásticas pintadas das cores do fogo.

Leia mais
Caiado entrega restauração da Catedral de Sant'Ana

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 17.04.2025 13:26 Mikago Todu

    Fogo na bunda!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351