Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cinema

Curta gravado na Chapada dos Veadeiros estreia em Alto Paraíso

“Corre Cutia” aborda o folclore | 16.04.25 - 11:10 Curta gravado na Chapada dos Veadeiros estreia em Alto Paraíso Cena do curta "Corre Cutia" (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – O Teatro Escola A Barca Coração, em Alto Paraíso de Goiás, recebe na próxima segunda-feira (21/4) uma programação cultural e a estreia do curta-metragem “Corre Cutia”, escrito e dirigido por Paulo Vianna. O filme estreia na cidade onde foi produzido e apresenta a jornada de um anti-herói, o Enganado (Alexandre Adas), um caçador em busca de um dos animais símbolo da Chapada dos Veadeiros, grande região de Cerrado de altitude localizada no noroeste do estado de Goiás.
 
Por milênios, o local tem sido um refúgio para várias espécies da fauna e flora, sendo vital para a manutenção da biodiversidade. O clímax da história ocorre quando o protagonista se vê envolto em uma ciranda de seres encantados nessa savana brasileira.
 
A exibição será acompanhada por uma tarde de atividades gratuitas, que começa às 16h com uma oficina de dança popular — elemento predominante do curta de 21 minutos. A aula será ministrada por Adriana Castellanos, multiartista mexicana, mestra em danças do oeste africano, coreógrafa, compositora e atriz, que interpreta a personagem “Cutia”. O filme será projetado às 19h, seguido de uma roda de conversa com os realizadores e o público.
 
Na trama, seres místicos (que representam o som e são interpretados por atores-músicos) e Encantados (que simbolizam a fauna do Cerrado) confrontam o protagonista em meio às paisagens da Chapada. “O Enganado é esse personagem que representa a cobiça e a soberba. É um personagem difícil, por isso o chamo de anti-herói”, resume o cineasta. Segundo Vianna, não há referências folclóricas ou religiosas explícitas, mas é inevitável fugir de vivências e referências pessoais: “Os seres místicos transitam entre a força e a sutileza dos orixás e representam o poder do som. Música e dança para um cinema de arte e ficção”.
 


 
A produção aposta em uma das danças mais tradicionais do Brasil, a ciranda, com coreografia e musicalidade próprias para contar a história do Enganado. "O grande motivo do curta é a Ciranda, representando o brincar, o imaginário de “corre cutia”. E em nossa fábula, a representamos através de coreografias e pesquisas corporais", sintetiza o cineasta. "A elaboração cênica e coreográfica da Ciranda perpassa por três momentos percussivos: a caça, a brincadeira e a máscara de proteção. Durante o curta esses três momentos se estendem e apresentam o universo das outras personagens", explica.
 
O título vem da tradicional brincadeira popular brasileira que se assemelha a um "pega-pega com ciranda" que inspirou o desenvolvimento do roteiro, embora não seja uma obra voltada para o público infantil. Uma das referências para o roteiro, foi também o próprio animalzinho cutia, mamífero roedor de pequeno porte, encontrado em todo o Brasil.
 
Serviço
Estreia do curta "Corre Cutia", de Paulo Vianna em Alto Paraíso de Goiás (GO)
Quando: 21 de abril de 2025 (segunda-feira)
Onde: Teatro Escola A Barca Coração (Av. Paraíso, 293 - paralelo à rodovia, em frente à Distribuidora Aldeia)
16h - Oficina de Dança popular (cirandas)
19h - Exibição do filme (21min) – classificação indicativa: a partir de 12 anos.
19h30min - Roda de conversa
Classificação indicativa: 12 anos de idade
 
Leia mais
Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição de Ronan Gonçalves

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351