A Redação
Goiânia - O fotógrafo Flávio Edreira lança o fotolivro ''Tormenta'' nesta sexta-feira (28/3) e sábado (29/3), em Tiradentes e entre 2 e 6 de abril em São Paulo. A obra visual explora a vivência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), condição com a qual o autor convive.
Por meio de imagens e textos, Edreira traduz a forma como o caos e o silêncio moldam sua percepção do mundo. Ansiedade, ruídos, dispersão e falta de controle são elementos centrais na construção da narrativa visual do livro, transportando o leitor para um universo onde realidade e imaginação se fundem.
A estrutura do fotolivro é dividida em três partes. Na primeira, as imagens aparecem fragmentadas, com suas metades complementares reveladas apenas na terceira parte da obra. Esse conceito de design intensifica a sensação de desorientação e instabilidade. Para reforçar essa imersão sensorial, essas seções foram impressas em papel rugoso e fosco, gerando uma experiência tátil que complementa a proposta visual.
A segunda parte, localizada no centro do livro, apresenta imagens completas e sem divisões. Aqui, a intenção é transmitir sensações de silêncio, calma, medo e solidão. Sua posição central simboliza como o caos, a ansiedade e os ruídos aprisionam o silêncio — onde o autor encontra sua tormenta, o descontrole e o medo. Para reforçar essa experiência, essa seção foi impressa em papel liso e brilhante, proporcionando uma textura que dialoga com o impacto visual das imagens.
“Tormenta foi a forma que encontrei, por meio da fotografia, para expressar meus sentimentos, conflitos e solidão: minha realidade. Convivo com o TDAH e sempre tentei compreender esse transtorno e minha relação com ele. A fotografia se tornou um meio de entendimento e expressão, tanto do ponto de vista pessoal quanto artístico. Meu processo fotográfico não busca apenas enquadrar, mas escapar, libertar e traduzir o que sinto”, explica Edreira.
A publicação deste livro contou com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia e do Ministério da Cultura, por meio do Edital de Fomento Cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
A editora do livro é a Fotô Editorial, e o lançamento oficial ocorrerá em Tiradentes, nos dias 28 e 29 de março, dentro da programação do Festival de Fotografia Foto em Pauta. Em seguida, haverá um segundo lançamento em São Paulo, durante a SP-Arte, entre os dias 2 e 6 de abril.
Leia mais:
Prêmio Jabuti está com inscrições abertas até o dia 15 de maio