Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Foram 1,4 mil inscrições para a mostra | 19.03.25 - 18:27
Edição passada do Fica (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) alcançou um número recorde de inscrições para as mostras competitivas. Com mais de 1.446 inscrições de filmes, o festival apresentou um aumento de 34,1% em comparação à edição de 2024.
A abrangência internacional do festival também cresceu neste ano de 2025. Saltou de 76, em 2024, para 88 o número de países com candidatos inscritos. Na plataforma FilmFreeway, que recebe inscrições de todo o mundo, foram registradas 1.274 candidaturas, enquanto a Plateia Editais, plataforma nacional, recebeu 172.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, os números refletem a força e a relevância do festival. “Por tratar de um tema tão necessário e urgente, o Fica tem vocação para atrair cineastas do mundo inteiro, que trazem uma diversidade de vozes e perspectivas em torno da preservação do meio ambiente e dos nossos ecossistemas”, destaca.
Entre as mostras competitivas, a maior procura foi para a Mostra Competitiva Internacional Washington Novaes que recebeu as candidaturas de 129 longas-metragens e 962 curtas e médias-metragens. Já a Mostra Competitiva do Cinema Goiano, com temática livre, contabilizou 22 longas e 198 curtas-metragens.
A Mostra Becos da Minha Terra, dedicada a produções vilaboenses, recebeu 58 curtas-metragens. Enquanto isso, a Mostra de Cinema Indígena e de Povos Tradicionais teve 5 longas-metragens e 72 curtas e médias-metragens inscritos.
Os continentes que mais tiveram participação foram a Europa (34 países), Ásia (25), América do Sul (10) e África (9), mas todos tiveram pelo menos dois representantes inscritos no festival. Em território brasileiro, candidatos de 26 estados submeteram filmes ao festival, sendo Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, os estados com maior número de inscritos.
O Fica 2025 ocorre entre os dias 10 e 15 de junho na cidade de Goiás com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”. Além da exibição de filmes, o festival contará ainda com debates, oficinas, atividades ambientais, tenda multiétnica, shows e programação infantil.