Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

INOVAÇÃO

SP House recebe 15 mil pessoas no SXSW e reforça São Paulo como polo global

Área business foi destaque | 12.03.25 - 15:21 SP House recebe 15 mil pessoas no SXSW e reforça São Paulo como polo global SP House (foto: Governo de São Paulo)
A Redação

Goiânia
- A SP House, iniciativa do Governo de São Paulo na programação do SXSW 2025, atraiu mais de 15 mil pessoas de 55 nacionalidades durante quatro dias de evento. A programação contou com 32 horas de conteúdo, shows e uma área business inédita, que ampliou conexões e destacou o potencial do Estado como referência em cultura e inovação.

“A participação da SP House no SXSW 2025 reafirma o compromisso de São Paulo em se consolidar como um dos maiores polos de cultura e inovação do mundo. Tivemos recorde de visitantes, ampliação do espaço levando muita criatividade do nosso estado ao mundo, mas também abriu portas para novas oportunidades de negócios, colaborações internacionais e fortalecimento da nossa economia criativa. Estar aqui é mostrar ao mundo que São Paulo é um lugar onde ideias inovadoras se transformam em realidade e impactam a sociedade de forma significativa”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton.
 
Com espaço ampliado de 1.200 m², a SP House mostrou a força, pluralidade e o compromisso que a Casa tem em trazer oportunidades de negócios e ampliação de networking. Neste ano, foram realizadas mais ativações, além do aumento de conexões globais, com mais speakers internacionais no palco principal. O público pode se conectar ainda mais com São Paulo, explorando a arte e cultura tão marcantes do Estado.
 
“A SP House foi um sucesso e certamente vai gerar muitos frutos para o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Fizemos uma série de reuniões com o empresariado e apresentamos nossos projetos e todo o potencial paulista para atração de investimentos. O mundo precisa conhecer mais São Paulo e eventos como este são fundamentais para impulsionar o plano de crescimento visionário liderado pelo governador Tarcísio de Freitas”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.
 
Conteúdos
Com 32 horas de conteúdo, divididas em palestras sobre os mais variados temas, o espaço ofereceu uma programação para todos os públicos. Com uma série de painéis, masterclasses e atrações musicais foi possível destacar a inovação, a cultura e os negócios de São Paulo.
 
O movimento SP por Todas, criado pelo Governo de SP para dar visibilidade à rede de apoio do estado, foi um dos destaques do primeiro dia de debates da SP House. O movimento também levou para Austin diversas ativações, com a bandeira símbolo da ação, projeções em leds, vídeos e materiais educativos. Outro momento de destaque foi o painel de apresentação do "Clipe da Quebrada", um projeto que contratou diretores de pequenas produtoras de vídeo para criar videoclipes de artistas das Fábricas de Cultura, proporcionando visibilidade para talentos periféricos e ampliando o portfólio de produtores audiovisuais. O painel contou com a presença da secretária Marília Marton e KondZilla, um dos maiores nomes do audiovisual no Brasil.
 
A programação também foi marcada pelo Business Talk "São Paulo: The Rising Star of Global Investments", no dia 10 de março, onde Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, explorou como o Estado se consolidou como um dos principais hubs globais de investimento. A agenda cultural encerrou a cada dia com shows e DJs com muita brasilidade que contou com a Billboard Brasil como um dos parceiros na curadoria musical.
 
O evento ofereceu também palestra "How to boost your profile and become a creator at SXSW" com Luiz Gustavo Ribeiro (LinkedIn), seguida pela transmissão do "Emerging Tech Trend Report" da futurista Amy Webb que também esteve na casa para conhecer o espaço. Discussões sobre o futuro da inteligência artificial no Brasil, o impacto social da publicidade com o especialista Ronaldo Lemos.
 
Outros painéis falaram sobre economia criativa periférica, tecnologia social com a ONG Gerando Falcões e debates sobre cidades inteligentes e descarbonização. Entre os destaques estão a masterclass "AI & The Future Economies", discussões sobre o futuro do trabalho nas periferias. O evento também transmitiu keynotes internacionais, incluindo a conversa com Issa Rae e discussões sobre inteligência artificial e computação quântica, reforçando o papel de São Paulo como um polo global de inovação e criatividade.
 
Anúncio SP2B
Um dos anúncios de destaque foi SP2B com sua primeira edição, que ocupará a maior parte do Parque Ibirapuera, de 9 a 16 de agosto de 2026, projetando São Paulo como centro financeiro, de negócios e um hub de criatividade. O evento espera receber mais de 500 mil pessoas, incluindo empresários, investidores, startups, acadêmicos, criadores de conteúdo, entusiastas da inovação e frequentadores do parque.
 
A escolha do SXSW como local para a apresentação reforça a conexão do evento com os principais circuitos globais de inovação, cultura e tecnologia. O encontro teve Rafael Lazarini, idealizador e fundador do evento, como mestre de cerimônias.
 
“O evento não é apenas sobre tecnologia, inovação ou negócios. Ele é muito sobre as cidades e a discussão de visões e soluções para um futuro sustentável desses espaços em um mundo essencialmente urbano”, afirma Lazarini.
 
O executivo é CEO da Da20, empresa responsável pelo SP2B e também pelo Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina.
 
Artes e ativações
Nesta edição, a fachada contou com a arte assinada por Carolina de Luiz Folego Silva, mais conhecida como AFolego (@afolego). Natural de Mauá, São Paulo, a artista se dedica ao grafite desde 2013 e foi escolhida por sua habilidade em representar experiências femininas por meio da arte urbana, explorando temas ligados à identidade e aos espaços urbanos.
 
(Crédito: Governo de São Paulo)
 
No último dia, marcando o último dia de programação, o espaço recebeu uma nova fachada intitulada ‘We are that and much more’. A instalação exibiu retratos dos visitantes que passaram pelo espaço, reforçando a mensagem de que São Paulo é, de fato, a casa de todos.
 
(Crédito: Governo de São Paulo)
 
A casa incluiu ativações diversificadas como a Art Station, com os artistas Tico Canato e Carolina "Afolego", responsável pela arte da fachada da SP House. O público também acompanhou o Open Air Studio, que recebeu entrevistas com autoridades e influenciadores, além da presença do Museu do Café, proporcionando degustações do café paulista. Outra atração de destaque foi o Sampa Sky, uma experiência de realidade mista que transportou os participantes de Austin para paisagens icônicas de São Paulo.
 
Hub de oportunidades
O evento também foi palco de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação voltada para tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual.
 
Através do programa Creative SP, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas e InvestSP, foram selecionadas 10 empresas para a missão, foram elas: Acelera-ai; Brunch; Creators Platform; Lampada.ag; Let’s Gig; Mavo Content; Movieart; Skyfix; Stratostorm; e Submarino Fantástico.
 
Através de sessões de pitch, as empresas puderam mostrar iniciativas para a cidade de São Paulo que geram alto impacto econômico, além de conectar novos agentes e grandes oportunidades, transformando essas ideias em uma São Paulo em um hub global.
 
Sobre a SP House
A SP House é uma iniciativa do Governo de São Paulo organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e a Prefeitura de São Paulo. O espaço contou com a presença de diversas secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico e Comunicação, e empresas do Governo do Estado, como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebeu o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp.

Leia mais:
Tour pelo Allianz Parque: experiência inesquecível para os fãs de futebol

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351