Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Arte e empreendedorismo

Conexão da Periferia promete agitar Goiânia com arte e inclusão social

Programação inclui feira e oficinas | 15.02.25 - 10:07 Conexão da Periferia promete agitar Goiânia com arte e inclusão social (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -A capital goiana recebe, a partir da próxima quinta-feira (20/2) até sábado (22/2), o projeto "Conexão da Periferia", na Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, no Setor Noroeste. O evento contará com arte, música, oficinas e empreendedorismo, com o objetivo de reunir a comunidade local em atividades culturais e educativas.
 
Durante os três dias, a escola se transformará em um espaço de imersão criativa e profissional, oferecendo oportunidades gratuitas de aprendizado e crescimento, promovendo a inclusão social e a valorização da criatividade.
 
No dia 22 de fevereiro, a programação será aberta ao público a partir das 10h, com atrações como show da Banda Casquinha, Roda de Samba do Xandão, batalha de MCs, apresentação e oficina de breaking da Bairro Feliz Crew, com Rodrigo Nobre. O evento também contará com as feiras: Sabores da Quebrada e de Empreendedorismo da Periferia.
 
Oficinas Serão oferecidas quatro oficinas gratuitas, sendo três exclusivas para os alunos da escola (desenho e pintura, percussão e grafite) nos dias 20 e 21 de fevereiro. A oficina de breaking será aberta ao público e ocorrerá no dia 22 de fevereiro.
 
Adrien Dorme, responsável pela oficina de grafite, destaca a importância da iniciativa para a comunidade local: "Levar a oficina de grafite para um bairro periférico e populoso como o Estrela Dalva é um antídoto contra a desinformação que o movimento sofre", afirma. Ele ressalta que a oficina contribui para a formação de opinião, fortalece a base e impulsiona a luta por justiça e igualdade social. Além disso, oferece aos jovens uma ferramenta criativa que pode se transformar em uma futura profissão.
 
A oficina de grafite abordará as origens do movimento hip hop, com foco nas características do hip hop nacional e seu viés social. Ao final, os participantes ajudarão na criação de um painel de grafite na escola, ao lado de Adrien e convidados. O mural, com o tema "Animais do Cerrado na Cidade", revitalizará os muros da escola e contará com uma obra que retratará animais indo para a escola de skate.

Leia mais:
Goiânia tem programação de carnaval para crianças com muita animação
 
Feiras
Além da programação cultural, o projeto também visa aumentar a visibilidade da comunidade por meio da gastronomia e do empreendedorismo local. A Feira Sabores da Quebrada e a Feira de Empreendedorismo da Periferia oferecem oportunidades de vendas e fortalecem a economia local, com a participação de moradores da comunidade em suas bancas. O Sabores da Quebrada celebra a culinária ancestral das periferias, trazendo à mesa receitas simples e autênticas, repletas de histórias, memórias e sabores.
 
A Feira de Empreendedorismo, por sua vez, oferece aos empreendedores locais a chance de expor seus produtos e serviços. Com o objetivo de fomentar a economia local, a feira dará preferência aos participantes da comunidade. Serão cerca de 10 bancas de gastronomia e 15 de empreendedores.
 
Sala sensorial
O Conexão da Periferia também traz uma iniciativa inovadora, focada em proporcionar acessibilidade e inclusão para pessoas atípicas, permitindo-lhes participar plenamente das experiências culturais. A psicopedagoga Franciely Cristina lidera o projeto de uma sala sensorial itinerante, que será instalada em eventos interativos pela cidade.
 
"Queremos que essa sala sensorial seja um espaço acolhedor e acessível para todos, especialmente para pessoas com deficiência ou necessidades especiais", explica Franciely Cristina. "Nossa meta é transformar a experiência de participação em eventos culturais, tornando-os mais inclusivos e acolhedores."
 
A sala sensorial será projetada para estimular os sentidos com luzes, sons, texturas e outros elementos interativos. Com materiais de fácil transporte e montagem, a sala poderá ser instalada em diferentes locais, garantindo que a acessibilidade e a inclusão se tornem realidade para todos.
 
Serviço:
Evento: Conexão da Periferia
Local: Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista
Data: 20 a 22 de fevereiro de 2025
20 a 21/02: Exclusivo para alunos
22/02: Aberto ao público
Horário no dia 22/02: 10h às 17h
Ingressos: Gratuito

Leia mais:
Goiânia recebe apresentação do humorista Fernando Pedrosa

 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351