A Redação
Goiânia - O Instituto Biapó e o Sesc Goiás, com apoio do Museu Casa de Cora Coralina, da Rádio Nova Fogaréu, do Restaurante Flor de Ipê e da Associação Mulheres Coralinas, realizam a primeira edição da série Diálogos Musicais, que é resultado da parceria entre Instituto Biapó e Sesc, na lua cheia do dia 15 de fevereiro, sábado, na cidade de Goiás.
O projeto traz à cena o show de Bel Maia, em duas apresentações, às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, e às 21h30, no Instituto Biapó. A compositora e cantora Bel Maia será acompanhada pelo músico e produtor Marco Aurélio Monteiro (violão).
Bel Maia
A compositora e cantora Bel Maia possui mais de 30 anos de carreira, 5 CDs autorais gravados (Rumo certo – 2001, Novo dia – 2008, Água no balde – 2011, Canções que minha avó cantava – 2014 e Pura melodia – 2019), 2 DVDs (Bel Maia – 2009 e Bem à vontade – 2015), todos trabalhos autorais. Seu CD Água no balde teve apresentação honrosa de Gilberto Gil, foi gravado em Salvador com coprodução de Gustavo Di Dalva (ex-integrante da banda de Gilberto Gil e hoje integrante da banda de David Burne, em New York) e participação especial de Junior Marvin (ex-The Wailers – Bob Marley). Através deste CD, ela ganhou projeção nacional no programa Sr. Brasil (de Rolando Boldrin), na TV Cultura.
Em 2017, 2018 e 2019, participou de vivências de mantras (cantados em sânscrito) aos pés do Himalaia, na Índia.
Desde então, Bel Maia incorpora outras sonoridades em seus trabalhos, incluindo shows de rodas de mantras e
sensações sonoras.
A cantora já participou de vários eventos culturais em Goiás, cinco edições do projeto Vozes de Goiás, Festival
de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), todas as nove edições do Goiânia Canto de Ouro, cinco edições do Canto da Primavera, Executiva in Concert e duas edições do Revirada Cultural. Também realizou o show de abertura de Milton Nascimento e de Ivan Lins no Canecão (Rio de Janeiro), mostrando profissionalismo e maturidade para levar sua arte onde quiser. Suas composições são executadas em várias rádios, no Brasil e no exterior, além de estarem disponíveis em plataformas digitais como Deezer e Spotify.
Durante a pandemia, em 2020 e 2021, fez várias apresentações em formato de lives com seu show inovador de Roda de Mantras. Participou do projeto Claque Sesc, com o show de lançamento de seu CD, Pura melodia, no Teatro Sesc, em formato de live, gravado ao vivo, com transmissão pelo YouTube. Em 2022, realizou o show Pura melodia, através da Lei Aldir Blanc, participou do Empório da Música, com o repertório do seu 5° CD, Pura melodia, do Projeto Varanda, Sesc, 2023, com o show Singeleza, proposta diferenciada com o uso de guitarra e voz.
Marco Aurélio Monteiro
Em 1997, Marco Aurélio Monteiro realizou sua primeira produção musical, o CD infantil Fábrica de Sonhos, com músicas de Cristiane Antunes. De lá para cá, foram muitos trabalhos produzidos em vários segmentos musicais e diversos estilos diferentes, consagrado como um importante profissional da cena musical goiana.
Produziu o cantor Marcus Nunes, que teve seu disco muito bem aceito no meio sertanejo gospel e integrou o casting de artistas da gravadora Som Livre, conseguindo expressão nacional e participação em grandes eventos no país. Há 15 anos, atua também como técnico de gravação e edição de áudio junto ao estúdio Up Music, como parceiro de vários artistas da capital do segmento MPB, Rock e Sertanejo, como Bel Maia, Luis Chafin, Maria Eugênia e Fernando Perillo.
Ha dois anos atua com a Banda Lugar Secreto, que se apresenta em igrejas e eventos públicos, com artistas do meio musical goiano, como Marcelo Maia e Charles D’Artagnan, em várias apresentações pela cidade e programas de TV: Paulo Behrings, Fonte TV, Através da Música, Sr. Brasil. Cursa o último período de Licenciatura em Música pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).
Serenata
Após as apresentações, inicia-se, às 23h, o projeto Um Luar, Um Violão, Uma Serenata, realizado pelo Museu Casa de Cora, com curadoria de Marlene Vellasco. A concentração acontece no Largo do Rosário, de onde moradores e turistas saem para uma caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial ao som de um repertório de canções clássicas do cancioneiro popular.
Serviço:
Evento: Diálogos Musicais – Bel Maia
Data: 15 de fevereiro
Horário: 17h e 21h30
Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, qd. 35, lt.5, sede das Mulheres Coralinas, Rio
Vermelho) e Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – cidade de Goiás),
respectivamente.
Realização: Instituto Biapó e Sesc Goiás
Apoio: Museu Casa de Cora, Rádio Nova Fogaréu FM, Restaurante Flor de Ipê e Associação Mulheres Coralinas.
Evento: 2ª Serenata de 2025
Data: 15 de fevereiro
Horário: 23h
Local: Concentração no Largo do Rosário
Realização: Museu Casa de Cora Coralina