A Redação
Goiânia - O Instituto Plantadores de Água, coletivo voluntário referência em Goiás, realizou no domingo (9/2) uma ação de reflorestamento e manutenção de mudas em uma área pública do Residencial Talismã, em Goiânia. Durante a iniciativa, dezenas de árvores nativas receberam cuidados para melhor desenvolvimento, além do plantio de 60 novas mudas, reforçando o compromisso do grupo com a arborização e a recuperação de nascentes na região.
"No Residencial Talismã, por exemplo, estamos trabalhando a recuperação da arborização e potencializando a qualidade ambiental da região. Estamos empenhados nesse trabalho e logo teremos os primeiros resultados", afirma a presidente do instituição, Meirinalva Pinto.
No espaço, foram plantadas 60 mudas, como espécies de Ipê, Jatobá, Jacarandá, Angico, Para de Vaca, Baru, Pau Formiga, Paineira, Bálsamo e Guanandi. A área é monitorada e zelada pelo coletivo de voluntários, que realiza ações no local de forma periódica.
Além do plantio de novas espécies, foi realizada também a manutenção de outras mudas que já haviam sido plantadas e que estão em fase de desenvolvimento.
Nilson Araújo é voluntário do Instituto e garante que as ações de reflorestamento são fundamentais para a requalificação do espaço urbano. "Pra ter acesso à água a gente precisa plantar árvores. Por isso, é tão importante as ações de arborização. Isso promove benefícios para a vida humana e para a cidade. E a população precisa saber que reflorestar é plantar água", destaca.
Plantadores
O Instituto Plantadores de Água é um coletivo que trabalha a recuperação de áreas degradadas e nascentes, recomposição da arborização urbana e educação ambiental. A ONG surgiu em 2019 e realiza, em Goiânia e região metropolitana, ações de plantio entre novembro a fevereiro, período no bioma Cerrado.
Leia mais:
Fiscalização identifica descarte ilegal de lixo hospitalar em Aparecida