Marcão Britto é baterista profissional e professor, pioneiro da bateria na região Centro-Oeste, e celebra, em 2025, seus 40 anos de carreira. No livro, ele compartilha sua trajetória, técnicas e influências musicais.
A entrada é franca.
Carreira
Marcos Britto, baterista brasiliense e um dos pioneiros da bateria em Brasília, teve seus primeiros contatos com o instrumento ainda na infância, em 1973, com seu vizinho Mário Silva, baterista e professor de fanfarra do Colégio Elefante Branco. Começou a estudar bateria na adolescência, a partir de 1979, com Pato Preto, baterista carioca da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Marcos Britto estudou na Escola de Música de Brasília de 1984 a 1986, período em que teve aulas e contatos musicais com grandes mestres da bateria brasileira e internacional, como Zéquinha Galvão, Ney Rosauro, Robertinho Silva, Pascoal Meirelles, Alex Acuña, Billy Cobham, Rod Morgenstein, Zé Eduardo Nazário, Nenê, Paulinho Braga, Márcio Bahia e Cláudio Infante, entre outros.
Baterista e músico profissional desde 1986, foi professor de bateria da Escola de Música de Brasília entre 1988 e 1992. Em 1987, fundou a Drummer Academia de Bateria, a primeira escola de bateria de Brasília.
Ao longo da carreira, tocou com diversos artistas no Brasil e no exterior, incluindo Cássia Eller, João Donato, Toninho Horta, Írio de Paula, Antônio Adolfo, Billy Blanco, Alex Acuña, Robertinho Silva e Hélio Delmiro.
Entre 1997 e 1999, morou na Itália, onde se apresentou em diversos festivais de jazz, como Etna Jazz, San Remo Jazz Festival, Roma Jazz e Calabria Jazz Festival.
Desde 2001, é músico fundador e diretor da Banda Satisfaction, grupo atuante na cena musical de Brasília há mais de 24 anos.
Em 2018, idealizou o projeto MC Jazz ao lado da cantora e parceira Cleo Monteiro. O grupo segue em plena atividade, lançando músicas autorais disponíveis no Spotify e no YouTube.
Autor do livro Brazilian Drummer – Aprofundamento Técnico e Rítmico para Bateristas (2021), atualmente na segunda edição.
Idealizador, fundador e diretor do Síncope – Simpósio de Bateristas e Percussionistas de Brasília e Região Centro-Oeste, realizado em 2022, 2023 e 2024, sendo a terceira edição sediada na Escola de Música de Brasília.
No dia 11/09/2024, realizou um workshop de lançamento de seu livro na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde o material já é utilizado no curso de bateria, assim como em outras universidades brasileiras.
Foi convidado pela Pearl Brasil para produzir e abrir o workshop do baterista cubano Horacio "El Negro" Hernández, evento realizado em 14/10/2024 no Teatro dos Bancários de Brasília.
Leia mais:
Cia Os Melhores do Mundo apresenta “Misticismo” no Teatro Goiânia