Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cinema

Atriz protagonista de ‘Emilia Pérez’ sai do X após tuítes polêmicos

Karla Sofía Gascón disputa com Fernanda Torres | 03.02.25 - 10:10 Atriz protagonista de ‘Emilia Pérez’ sai do X após tuítes polêmicos Karla Sofía Gascón em "Emilia Pérez" (Foto: divulgação)José Abrão
 
Goiânia – Karla Sofía Gascón, atriz espanhola e primeira mulher transgênero indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme "Emilia Pérez", deixou a rede social X após se envolver em polêmicas com tuítes antigos postados entre 2019 e 2021 e que foram considerados racistas, islamofóbicos e xenofóbicos por internautas. Também foram encontradas postagens anti-vacina de covid-19, se referindo a ela como “vacina chinesa” e mencionando o implante de chips e até outro criticando Selena Gomez, sua parceira de cena em “Emilia Pérez”, filme que concorre a 13 estatuetas do Oscar.
 
Gascón referiu-se ao Islã como "um foco de infecção para a humanidade"; chamou George Floyd, homem negro morto pela polícia e que deu início ao movimento Black Lives Matter, de “drogado e vigarista” e, além disso, criticou o Oscar de 2021 por ser "inclusivo demais", chamando a cerimônia de “festival afro-coreano” ou a uma festa do “Dia Internacional da Mulher”, que só tinha “filmes independentes de protesto”.
 
Quanto à atriz Selena Gomez, ela se referiu à cantora como uma “rata rica” que “se finge de pobre bastarda quando pode” e que “nunca vai parar de incomodar o seu ex-namorado e a esposa dele”, se referindo a Justin e Hailey Bieber.

Os ataques e a exposição de Karla Sofía Gascón surgiram on-line em meio à polêmica que já cercava "Emilia Pérez". O filme conta a história de um chefe de um cartel de narcotráfico que abandona sua vida de crime para transicionar de gênero, se tornando Emilia Pérez e posteriormente se tornando uma ativista dos direitos humanos. O filme foi profundamente criticado por ter sido feito por um cineastas francês, na França, sem um elenco mexicano. O longa foi considerado ofensivo ao retratar a América Latina e as pessoas trans de forma caricata.
 
Polêmica com Fernanda Torres
O embate no Oscar entre a atriz espanhola e Fernanda Torres também botou lenha na fogueira, com a ação de internautas brasileiros. Gascón não criticou diretamente a brasileira, com quem disputa o prêmio de Melhor Atriz. Porém, ela afirmou em uma entrevista que membros da equipe de Torres estavam tentando desmerecer seu trabalho e o filme "Emilia Pérez".
 
Mesmo antes da declaração, a atriz foi alvo on-line de brasileiros por causa da competição entre "Emilia Pérez" e "Ainda Estou Aqui". A espanhola disse que suas redes foram “inundadas” com mensagens negativas. Já Fernanda Torres postou um vídeo em suas redes sociais pedindo aos fãs que não atacassem a espanhola nem nenhuma outra concorrente: “todas as indicadas ao prêmio merecem respeito e reconhecimento”, disse no Instagram.
 
Torres também contou que foi Sofía Gascón quem a levou para conhecer todas as celebridades durante a premiação do Globo de Ouro e que as duas se deram muito bem.
 
Atriz nega ataque a Selena Gomez e pede desculpas
Após a repercussão negativa envolvendo Selena, Gascón pediu desculpas públicas, afirmando: "quero reconhecer a conversa em torno das minhas postagens passadas nas redes sociais que causaram dor. Como alguém de uma comunidade marginalizada, conheço esse sofrimento muito bem e estou profundamente arrependida por aqueles a quem causei dor”. Porém, conforme a pressão e ataques on-line continuaram, a atriz terminou por desativar sua conta no X.
 
Em entrevista à CNN espanhola neste domingo (2/2), Gascón chorou e negou ter feito a postagem contra Selena. “É claro que não é meu. Eu nunca disse algo assim sobre a minha parceira de cena. Eu nunca iria me referir a ela desse jeito”, disse.
 
Ela também disse que não vai renunciar à disputa do Oscar: “eu não posso renunciar a uma indicação ao Oscar porque não cometi nenhum crime nem prejudiquei ninguém. Não sou nem racista nem qualquer coisa que todas essas pessoas tentaram fazer com que os outros acreditem que eu sou”, declarou.
 
Leia mais

'Ainda Estou Aqui' alcança 99% de aprovação no Rotten Tomatoes

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351