A Redação
Goiânia - O coreógrafo, dançarino e filósofo goiano Bergkamp Magalhães lançou recentemente o projeto audiovisual "Cerrado Dança, Sabasquá em Movimento", que transforma o conceito de "Sabasquá" em uma expressão artística vibrante. Gravado na Feira da Marreta, em Goiânia, o vídeo-dança une elementos da cultura hip-hop e do Cerrado, reafirmando a resistência cultural e a riqueza das múltiplas dimensões artísticas do território goiano. O vídeo pode ser visto no link.
Na performance, Bergkamp também explora o cenário desafiador do bioma Cerrado, marcado por cinzas e seca após mais de 150 dias sem chuvas. O artista disputa espaço e atenção em um contraste entre reflexão filosófica e a desconstrução de padrões eurocentrados estabelecidos. O vídeo conta com direção artística de Rafael Guarato, direção de imagem de Nicolas Gualtieri e trilha sonora de Luviri. A trilha, que combina o boom bap estadunidense com elementos sonoros do Cerrado, acompanha e reforça as dualidades presentes no projeto.
“Tento mostrar diversas formas de vida no nosso estado e, assim, trazer à tona este conceito Sabasquá, usado para refletir sobre as variadas formas de Ser e Estar no tempo e no espaço” , explica o artista.