Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

30 contos

Renan Alves Melo fala de temas fortes em livro de estreia

Lançamento será na terça(11) na Nobel | 10.12.12 - 12:34 Renan Alves Melo fala de temas fortes em livro de estreia Renan Alves lança livro de contos nesta terça (11) na Livraria Nobel às 18h (Foto: divulgação)
Yuri Lopes

Goiânia - Foi a partir da vontade de retratar o antagonista como uma figura humana que o escritor e publicitário goiano Renan Alves Melo reuniu 30 contos no livro Mar Escrito, que será lançado na próxima terça-feira (11/12). O autor recebe o público para sessão de autógrafos na Livraria Nobel do Shopping Bougainville, a partir das 18 horas. O livro recebeu apoio da Lei Goyazes de incentivo à Cultura.

Renan conta que mesmo com as temáticas fortes (necrofilia, pedofilia), os contos não chegam a serem pesados de ler. "Busquei mostrar que mesmo quem pratica absurdos também tem um lado humano, e foi esse lado que eu quis mostrar nos contos que escrevi", explica ele, que tem 25 anos, mas escreve desde os 15. "As barbaridades praticadas pelas pessoas não devem ser aprovadas, mas refletidas", diz.

Fonte de inspiração
Leitor apaixonado das escritoras Clarice Lispector, Virginia Wolf e Hilda Hirst, Renan priorizou personagens femininas em sua obra, que também retrata as mullheres de forma subumana, sempre submetida a uma figura masculina, seja o pai ou o marido.

Para o autor goiano, foi fácil escolher os temas abordados no livro de estreia. "Escrevo o que gosto de ler, mas minha escrita tende para o lado do diferente de tudo aquilo que já li. Gosto de usar a leveza e eufemismo para falar de coisas fortes", conta Renan.

Focado na dualidade entre o bem e o mal que existe em todo ser humano, Renan declara que os contos relatam a busca pelo desejo, seja carnal ou psicológico. "Meus personagens exibem livremente a face que às vezes tentamos esconder", define o autor, que descobriu o prazer da escrita ainda no colégio, em Inhumas.

O livro foi construído para ser uma grande história, mas o autor garante que é possível entender cada conto separadamente. De acordo com o autor, os contos foram escritos com enorme cuidado, lirismo e poesia e muito critério na escolha de cada termo utilizado.

Início com as letras
Renan tem intimidade com as palavras desde criança, quando estudava em Inhumas. Foi ainda no interior que participou de um semana de artes com um conto que foi premiado na competição. "Eu tenho que agradecer os professores que me incentivaram a me expressar através da escrita", declara.

"O ato de escrever é colocar para fora a bagagem de tudo o que a gente acumula com o tempo, seja com livros, filmes ou vivências pessoais", comenta Renan, cujo livro preferido é O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Foi graças a este incentivo que Renan não parou de escrever. E junto com a escrita, vieram os prêmios, que já totalizam 95, entre regionais, nacionais e internacionais. Entre eles estão a Medalha Castro Alves, o Prêmio Kelps de Poesia, Prêmio Sesi Arte e Criatividade (vencedor em 4 edições), Prêmio Mário Quintana, Prêmio de Literatura Castelo di Duino entre outros.

Renan atualmente trabalha no segundo livro, que será um romance chamado Lado Turvo das Almas. Previsto para ser concluído em 2013, o livro deve ser lançado ainda no próximo ano.

Serviço:
Lançamento do livro Mar Escrito
Autor: Renan Alves Melo
Editora: R&F
Horário: A partir das 18h
Local: Livraria Nobel, Shopping Bougainville
Quanto: R$ 35


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 26.09.2013 12:47 MARIA APARECIDA RODRIGUES

    Gostei muito do comentário das obras de Renan Alves, gostaria do contato desse autor.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351