Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cidade de Goiás

Goiás Cidade Musical encerra 2024 com concerto de Piazzolla a Tom Jobim

Evento será neste sábado (14/12) | 10.12.24 - 14:17 Goiás Cidade Musical encerra 2024 com concerto de Piazzolla a Tom Jobim Cidade de Goiás (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia - 
O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Rádio Nova Fogaréu realizam o encerramento do projeto Goiás Cidade Musical, neste sábado (14/12), na cidade de Goiás. A programação começa às 17h, com os Diálogos Musicais, na Associação Mulheres Coralinas, e às 21h30, no Instituto Biapó. A apresentação artística traz o violinista carioca Carlos Mendes e a pianista goiana e curadora do concerto de Piazzolla a Tom Jobim, Andréa Luísa Teixeira.
 
Os artistas
Carlos Roberto Mendes iniciou seus estudos de música aos 8 anos de idade no Instituto Meninos Cantores de Petrópolis (Canarinhos). Aos 10 anos, começou a estudar violino na mesma instituição e, aos 14 anos, ficou aos cuidados do mestre Paulo Bosisio. Depois, ingressou na Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), onde se tornou bacharel em violino na classe do já citado mestre com 20 anos.
 
Dentre vários outros cursos de extensão em performance e didática do violino que participou, destaca-se o convite feito pela Académie Européenne de Musique de Tournon (França) para atuar como bolsista, por dois anos consecutivos, 1996 e 1997, na Orchestre Philharmonique Rhodanien, exercendo a função de spalla (primeiro violino e responsável por liderar os outros músicos da seção de violinos).
 
Ocupa o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2004 e integra o Conselho Diretor da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Na música de Câmara, é integrante dos quartetos Bosisio e Atlas, com o qual se apresentou em excursão pela Europa no ano de 2018, obtendo grande sucesso de público e de crítica, e do Duo de Violinos Paulo Bosisio.
 
Na área didática, atuou na coordenação das cordas da Fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, fez parte do quadro de professores de importantes festivais, como Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG) e do Festival de Verão dos Canarinhos de Petrópolis (RJ). Participa do corpo fixo do júri do renomado Concurso de Cordas Paulo Bosisio e de bancas de concursos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Orquestra Petrobras Sinfônica e do Teatro Colon, na Argentina.

Leia mais:
Cantor Daniel se apresenta no Natal do Bem neste fim de semana
 
No ambiente da regência orquestral teve como seu primeiro professor o maestro Isaac Karabtchevsky e,nos dias de hoje, cursa, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharelado em regência, sob orientação do professor e maestro André Cardoso, tendo ocupado ainda o cargo de maestro interino da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no decorrer do ano de 2022.
 
Andréa Luísa Teixeira é doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, graduada em piano (performance) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde trabalha desde 1993 como pianista correpetidora. Detentora de 18 prêmios nacionais e internacionais de piano, dentre eles, o primeiro lugar de melhor intérprete de Villa Lobos, no Concurso Villa-Lobos (São Paulo), e terceiro lugar no Concurso Maryse Cheillan (França), na categoria profissional. Dentre os teatros que atuou, destacam-se o Carnegie Hall (New York),Centro Nacional de las Artes (México), Teatro São Carlos (Lisboa), Venetian Theater (Macau) e o Teatro de Zurique (Suíça) para entrega do prêmio Nikolaus Harnoncour.
 
Recebeu a Comenda Anhanguera do Governo do Estado de Goiás e o prêmio internacional Gala da Lusofonia de Portugal por pesquisar e divulgar a música brasileira em países das três Américas, Europa e Ásia. Criou, com Alberto Pacheco, o Grupo Academia dos Renascidos de divulgação da música luso-brasileira. Foi recentemente considerada a musicista goiana mais premiada em 2024 e reconhecida pelo seu excelente trabalho em instituições públicas. No dia 16 de outubro deste ano, a Associação Mais Lusofonia, de Portugal, associação de causas humanitárias internacionais e intercâmbio cultural, tornou-a Embaixadora das Causas Sociais e Culturais.
 
É autora dos livros A densidade do próprio na Folia de Reis: uma investigação acerca do tempo, mito, memória e sentido (2009) e Missa Conga: o congado de Moçambique verde e branco e a Orquestra Ouro Preto (2021) em coautoria com Rodrigo Toffolo. Estudou aperfeiçoamento pianístico na Universität Mozarteum, Salzburg, foi bolsista por três anos nos cursos de verão e musicologia com Padre José Lopez-Cálo e na Universidade de Santiago de Compostela. Idealizou e coordenou o projeto Sons do Cerrado, com 13 volumes de CDs editados.
 
Serenata
Para encerrar a noite do dia 14, “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, a segunda parte da ação Goiás Cidade Musical, inicia-se às 23h, com curadoria de Marlene Vellasco e concentração no Largo do Rosário. A caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial será feita ao som de um repertório de canções clássicas do cancioneiro popular.
 
Serviço:
Evento: Diálogos Musicais – Concerto de Piazzolla a Tom Jobim
Data: 14 de dezembro
Horário: 17h e 21h30
Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, qd. 35, lt.5, Rio Vermelho) e 

Instituto Biapó
(Rua Dom Candido Penso, n. 25, qd. 12, lt. 1, Centro), respectivamente.
Evento: 12ª Serenata de 2024
Data: 14 de novembro
Horário: 23h
Local: Concentração no Largo do Rosário
Realização: Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina e Rádio Nova Fogaréu.
Apoio: Restaurante Flor de Ipê e Associação Mulheres Coralinas.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351