Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reconhecimento

Andréa Teixeira é a musicista goiana mais premiada de 2024

Seis instituições públicas fizeram homenagens | 08.12.24 - 16:28 Andréa Teixeira é a musicista goiana mais premiada de 2024 Pianista Andréa Teixeira (Foto: Divugação)
Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
 
Goiânia - Musicista goiana mais premiada em 2024, a pianista Andréa Luísa Teixeira encerra o ano com aplausos e o reconhecimento pelo seu excelente trabalho de seis instituições públicas. Começou pela Câmara de Goiânia, que lhe entregou duas condecorações: no dia 28 de junho, por recomendação do vereador Anselmo Pereira, a Medalha do Mérito da Cultura ‘Júlio Vilela’, e no dia 16 de setembro, por indicação do vereador Welton Lemos, a Medalha Musicista ‘Belkiss Spenzieri’. No dia 16 de outubro a Associação Mais Lusofonia, de Portugal, associação de causas humanitárias internacionais e intercâmbio cultural, tornou-a Embaixadora das Causas Sociais e Culturais.
 
A Câmara da cidade de Goiás lhe endereçou Moção de Aplausos, apresentada pelo vereador Sidnei Antônio Rosa em 22 de novembro, pelos relevantes serviços prestados à antiga Capital goiana; e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por indicação do deputado Issy Quinan, entregou-lhe no dia 5 de novembro a Medalha do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. Em 2023, a Câmara Municipal da cidade de Goiás, por iniciativa do prefeito Aderson Liberato Gouvea, concedeu-lhe a Comenda Ordem do Mérito ‘Cora Coralina’, pelo destaque em sua área e contribuição significativa para o desenvolvimento cultural, social e econômico de Goiás.
 
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni), em função dos prêmios que recebeu em um ano, prestou-lhe homenagem ao lhe entregar na sexta-feira, dia 6, o Prêmio Consuni UFG 2024. É uma iniciativa anual do Conselho, ao final de cada exercício, de entrega de Certificados de Reconhecimento a pessoas da comunidade universitária – docentes, discentes e técnicos administrativos – que se destacaram em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte e inovação tecnológica, além de boas práticas de gestão administrativa.
 
Homenageada
Integrante do corpo docente da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás desde 1993, Andréa Luísa foi pesquisadora e coordenadora do Centro de Folclore e História Cultural do Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Em 2021 ela ganhou o Prêmio Gala da Lusofonia da área de Música, em sua quinta edição, pelo conjunto de suas pesquisas em música folclórica, música indígena, musicologia e performances na divulgação da música e cultura luso-brasileira que realiza há mais de 25 anos, e recebeu o prêmio em Portugal, em cerimônia no Auditório Ruy de Carvalho.
 
Filha de Ana Maria Teixeira e Luiz Augusto Teixeira, é neta de Francisca Jacob de Oliveira e Lindolfo de Oliveira e bisneta, pelo lado materno, de Ana Rosa Naves e Jacob Penaforte. Nasceu em Goiânia, formou-se em Piano na UFG, estudou mestrado no Rio de Janeiro, especializou-se em piano no Mozarteum, na Áustria, e em Musicologia na Universidade de Santiago de Compostela, e está concluindo o doutorado na Universidade Nova de Lisboa.

Leia mais:
IHGG inaugura Sala de Reuniões Geraldo Coelho Vaz
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351