Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Literatura

Escritora goiana premiada é homenageada no documentário

Lançamento será em 3/12 em Goiânia | 25.11.24 - 12:24 Escritora goiana premiada é homenageada no documentário Lêda Selma (Foto: Sandra Gusmão)A Redação
 
Goiânia – Ao homenagear uma das mais produtivas e reverenciadas escritoras em Goiás, o documentário “Lêda Selma: Trajetórias, Desenhos e Voos – Fazedora de Poesias”, de Nelson Santos, apresenta o criativo percurso da escritora, educadora e gestora, e sua grande importância para a cultura goiana. O filme em curta-metragem (30 minutos) será lançado no dia 3 de dezembro, às 19h, na União Brasileira de Escritores – Secção Goiás, em Goiânia, e contará com uma exibição especial, com a presença da autora, Lêda Selma, no Colégio Estadual José Honorato, no dia 2 de dezembro de 2024, às 14h, no Bairro Popular. A entrada será gratuita para toda a população.
 
O curta-metragem conta com roteiro, argumento e produção de Cida Borges, Especialista em Literatura Brasileira Contemporânea (UCG) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Foi professora na atual PUC Goiás por 30 anos e professora substituta na Universidade Federal de Goiás (UFG), e há cerca de 20 anos tem-se dedicado à Produção Cultural. Ademir Luiz, presidente da UBE/GO, assina a cinematografia do curta. O documentário foi produzido por meio de recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC 2023), e traz depoimentos de nomes expressivos da cultura regional, nacional e internacional, como Gilberto Mendonça Teles, Nasr Chaul, Maria Helena Chein, Maria de Fátima Gonçalves e Edival Lourenço.
 
Entre a poesia, a crônica e o conto, Lêda Selma apresenta uma profunda conexão com as artes desde criança. A direção do videodocumentário  é de Nelson Santos, e nasceu da necessidade de ressaltar, por meio de uma homenagem, o papel  de Lêda Selma na literatura e na cultura goianas -- autora de excelência que traduz, em sua obra, o caráter universal da literatura. 
 
“O filme traz diferentes óticas que indicam a trajetória dessa mulher que, sem dúvida, é um ícone da arte e da cultura goiana, que também tem promovido atividades artísticas inclusivas, ao longo dos anos, nas escolas públicas e na Academia Goiana de Letras (AGL), da qual foi presidente por dois mandatos”, destaca Nelson Santos. Ele ressalta também o importante papel da autora nas instituições educacionais goianas, inclusive para pessoas com deficiência visual, promovendo e difundindo a literatura e a arte goiana de forma inclusiva e acessível.
 
Para a roteirista e produtora Cida Borges, a literatura de Lêda Selma é movida pela musicalidade e pelo imaginário coletivo, apresentando interface com as artes visuais, sonoras e cênicas, e se encontra impregnada de imagens representativas da goianidade. “Ela é criativa e original, e em sua obra convida o receptor a participar das paisagens propostas, revelando narrativas memoráveis”, destaca.
 
Serviço
Lançamento do filme: “Lêda Selma: Trajetos, Desenhos e Voos – Fazedora de Poesias” 
Direção: Nelson Santos
 
Lançamento:
Dia 03 de dezembro/2024, às 19h, na União Brasileira de Escritores – secção Goiás (UBE-GO), à Rua 21, Centro
Entrada franca
 
Exibição especial
Dia 02 de dezembro de 2024, às 14h, exibição especial no Colégio José Honorato, à rua 59, nº 176, Centro,
Entrada franca
 
Leia mais

Yani Rebouças lança o livro “das dô e outras tantas” em Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351