A Redação
Goiânia - A cidade de Goiás vai receber um evento para debater a formação musical e seu papel social, trazendo um olhar sobre cultura e conhecimento durante a II Semana Cultural do Núcleo de Promoção e Desenvolvimento Artístico da (Nart), de 22 a 28 de novembro, no Palácio Conde dos Arcos e na Escola de Artes Reginaldo Saddi, onde o Nart está instalado. O público vai poder conferir a Mostra Fotográfica Nart 2022/2024, prestigiar apresentações musicais e assistir o documentário Nart Goiás Musical, que vai ser lançado na ocasião. A entrada para todas as atividades é gratuita.
A mostra fotográfica vai ocupar as salas do Palácio Conde dos Arcos, será inaugurada às 19h do dia 22 de novembro e ficará aberta ao público até 1º de dezembro. A exposição fotográfica permanece aberta das 8h às 17h nos demais dias do evento, e abre também à noite, quando houver apresentações musicais. Na noite do dia 22, na Praça Tasso Camargo, vai ocorrer ainda a apresentação do Duo Cardoso Teixeira, formado pela pianista Andréia Teixeira e pelo trompetista Tonico Cardoso.
Na tarde do dia 25 de novembro, nas instalações do Nart na Cidade de Goiás, vai ser realizada a atividade roda de conversa “Interfaces entre sertão e sertanejo: o caipira e sua música”, com a participação de Meire Lisboa, que é doutora em Letras e professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), e Matheus Felipe, que é mestre em Antropologia e também professor do IFG. A mediação é do assistente de coordenação do Nart Washington Souza (NART). Nessa mesma noite, às 19h, vão ocorrer as apresentações do Duo Sopro e Violão, composto por violonista Rodrigo Dias e pelo flautista Cristhian Douglas, e da Orquestra de Violões NART Goiás, sob a regência do Prof. Rodrigo Dias, e ainda um encontro entre Mari Camargo e Demis Ferreira, com voz e violão.
No dia 26 de novembro, à tarde, vai ser ministrada a Oficina Musical Flauta e Violão. À noite terá lugar o “Palco Aberto: Discentes Nart Goiás”, sob a regência dos professores Cristhian Douglas e Rodrigo Dias, que vai contar também com a apresentação solo do trompetista Fernando Santana, estudante de Música da Universidade Leonardo da Vinici (Uniasselvi).
O dia 27 de novembro vai contar com apresentação do Coral Lar São José, sob a regência do professor Cristhian Douglas; apresentação da Orquestra de Flauta e Violões Lar São José, sob a regência dos professores Cristhian Douglas e Rodrigo Dias; e Voz e violão com a cantora Júlia Oro.
O encerramento, no dia 28, terá a apresentação da Orquestra de Flauta e Violões Nart Goiás, sob regência dos professores Cristhian Douglas e Rodrigo Dias; apresentação do Duo Sacro CCB de Flauta e Violino; cerimônia de diplomação dos concluintes dos cursos de Violão e Flauta Doce das turmas de 2022 e 2023; e Cantata com o Coro Adulto e Juvenil Nart Goiás, também sob Regência do Christian e Rodrigo.
Os Núcleos de Promoção e Desenvolvimento Artístico de Goiás (Narts) foram criados no final de 2022 pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e são geridos pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia. Coordenados pelas Escolas do Futuro de Goiás estão presentes nas cidades de Águas Lindas, Caldas Novas, Cidade de Goiás, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Luziânia, Nerópolis, Rio Verde, Valparaíso e Trindade. Até o final do ano passado haviam certificado mais de 600 pessoas.
Serviço
Assunto: II Semana Cultural NART Goiás: A formação musical e seu papel social
Data: 22 a 28 de novembro - apresentações musicais; 22 de novembro a 1º de dezembro – Mostra Fotográfica Nart 2022/2024