Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

GOIÂNIA

Icebe concede Troféu Cariama a Altair Barbosa e promove debate sobre fogo

Evento será nesta quinta-feira (14/11) | 09.11.24 - 10:01 Icebe concede Troféu Cariama a Altair Barbosa e promove debate sobre fogo Convite (foto: divulgação)
Jales Naves
Especial para A Redação

Goiânia O Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe) realizará nesta quinta-feira (14/11), às 9h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, em Goiânia, a entrega do Troféu Cariama ao professor e pesquisador Altair Sales Barbosa. A homenagem, iniciativa da escritora Maria Carmelita Fleury Curado, viúva de Bernardo Élis, anual, é entregue a pesquisadores que, por sua produção cultural, ou por sua atuação frente a instituições culturais, sejam referência na cultura de Goiás, explica o presidente do Instituto, Nilson Jaime. “Novembro é o mês em que se celebra o nascimento e a morte de Bernardo Élis”, afirmou.

Após a cerimônia, Altair Barbosa conduzirá uma palestra com o tema “O Cerrado precisa do fogo?”, seguida de um debate com especialistas na área. Debatedores: professores Eguimar Chaveiro, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; e Ricardo de Assis Gonçalves, mestre e doutor em Geografia pela UFG, com pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; e engenheiro agrônomo Nilton Jaime, mestre em Agronomia pela UFG, proprietário e consultor da empresa Cerrado Consultoria Agronômica, com sede em Palmeiras de Goiás
 
Sócios titulares
Na oportunidade serão empossados oito novos titulares: professor Vilmar Rocha Leão, artista plástico e acadêmico de Museologia, na Cadeira nº 101, que tem como patrono Eurico Barbosa dos Santos; publicitário Hamilton Inácio Carneiro, apresentador de televisão, Cadeira 102, patrono, Bariani Ortêncio; médica Tatiana Amorim Guimarães, poeta, escritora, palestrante e doutoranda em Saúde Pública, Cadeira nº 103, patrono, professora Lena Castelo Branco Ferreira de Freitas; e arquiteto Rafael Alves Pinto Júnior, professor do Instituto Federal de Goiás, mestre em Cultura Visual e doutor em História, Cadeira nº 104, patrono, Emílio Vieira.
 
Também serão empossados: musicista Renato Castelo de Carvalho, compositor, cantor e poeta, Cadeira 105, patrono, jornalista Batista Custódio; Rildo Bento de Souza, mestre e doutor em História, pós-doutor em Ciências Sociais e professor da UFG, Cadeira 106, patrono, jornalista Hélio Rocha; escritor Euclides Alves de Oliveira Souza, poeta, gestor cultural e presidente da Academia Porangatuense de Artes e Letras e da Academia de Letras. Artes e Ofícios da Mesorregião Norte de Goiás Colemar Natal e Silva, Cadeira 107, patrono, Elder Rocha Lima; e professor Adão Francisco de Oliveira, mestre, doutor e pós-doutor em Geografia, da Universidade Federal do Tocantins, Cadeira 108, patrono, Antônio Teixeira Neto.
 
Quem é Altair Sales
Natural de Correntina, BA, o professor Altair Sales Barbosa, graduado em Antropologia pela Universidade Católica de Chile (1970) e doutor em Arqueologia Pré-Histórica pela Smithsonian Institution – National Museum of Natural History, de Washington, DC (1991), é conhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores conhecedores do Cerrado e outros sistemas biogeográficos brasileiros.
 
Sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; fundou o Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia e o Instituto do Trópico Subúmido, ambos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; e criou o Memorial do Cerrado, em Goiânia. GO; o Memorial Serra da Mesa, em Uruaçu, GO, e outros polos de cultura no interior de Goiás, Tocantins e Bahia.
 
É sócio fundador da Sociedade de Arqueologia Brasileira; professor convidado e pesquisador do Instituto Anchietano de Pesquisas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS; e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Participou de diversos trabalhos em frentes de atração com indígenas brasileiros, juntamente com os sertanistas Jesco von Puttkamer, Orlando Villas Boas, Francisco Meirelles, Apoena Meirelles e Acary de Passos Oliveira.
 
Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Cerrado, Antropologia, Meio Ambiente e Cultura.
 
É autor de diversos artigos e livros científicos. Presente na Estante do Escritor Goiano, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e em outros estudos antropológicos. Mencionado nos livros “Estudos Literários de Autores Goianos”, “Escritores de Goiás” e “Dossiê de Goiás”; e estudado no “Dicionário do Escritor Goiano” (2016), de José Mendonça Telles.
 
Biografado no “Dicionário Bibliográfico de Goiás”, de Mário Ribeiro Martins, Rio de Janeiro (1999), é verbete do “Dicionário Bibliográfico Regional do Brasil”, também de Mário Ribeiro Martins. Atualmente coordena o projeto “Enciclopédia Virtual do Cerrado”, mantém o blogger “Cerrado – Do Científico ao Poético” e preside o Instituto Altair Sales.

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351